Dados do Trabalho


Título

HERNIA TRAUMATICA DA PAREDE ABDOMINAL

Introdução

A hérnia traumática de parede abdominal (HTPA) é definida como uma protusão de conteúdo intra-abdominal através de uma área de ruptura de planos musculoaponeuróticos, secundária a trauma direto ou indireto1. O mecanismo mais comumente envolvido na patogênese da HTPA é o trauma abdominal fechado com desaceleração brusca em colisões automobilísticas, que corresponde a cerca de 49% dos casos2. O objetivo do presente relato é narrar um caso de uma doença relativamente rara com alta possibilidade de danos estruturais e metabólicos no organismo pós-trauma. Para isso, foram utilizadas referências bibliográficas atuais, com busca de artigos nas bases de dados PubMed, Scielo e Lilacs.

Relato de Caso

Paciente feminina, 53 anos, hipertensa, obesa, vítima de atropelamento por motocicleta no passado longínquo, com importante trauma contuso na ocasião. Procurou ajuda médica em estado de instabilidade hemodinâmica, com forte dor e distensão abdominal, acompanhada de taquicardia, hipotensão, taquipneia, febre e facies de dor. Na inspeção do abdome percebeu-se distensão abdominal volumosa, raras equimoses em abdome inferior, abaulamento difuso do abdome sem nenhuma cicatriz cirúrgica prévia. Ao exame físico apresentava ausência de ruído hidroaéreos e irritação peritoneal com rigidez involuntária. A paciente foi encaminhada para o CTI para propedêutica e ressuscitação cardiopulmonar e antibioticoterapia. Após melhora dos parâmetros hemodinâmicos, foi submetida a laparotomia exploradora por via de acesso mediana infra-supra umbilical. Encontrada volumosa hérnia traumática abdominal com saco herniário. Havia presença de alça de íleo aprisionada com edema de parede, neoangiogênese e líquido sero-hemático em saco peritoneal. Após desfeitas bridas e liberação de alças houve rápido retorno de viabilidade vascular do conteúdo herniado. Realizada lavagem de cavidade abdominal e fechamento exclusivo de pele com ponto interrompidos de fio monofilamentar Nylon 2.0 com intuito de evitar hipertensão abdominal no pós-operatório.

Discussão

A HTPA é um tipo raro de abdome agudo e necessita de imediata intervenção sendo cirúrgica ou não. Trata-se de uma patologia na qual o mecanismo mais comum envolvido é o trauma fechado com desaceleração brusca que corresponde a cerca de 49% dos casos2. Apesar de raro, é uma importante causa de morte prematura que deve ser aventada como hipótese diagnóstica em atendimentos de urgência. Sua fisiopatologia compreende uma combinação de forças aplicadas à parede abdominal, associada a um aumento súbito na pressão intracavitária com ruptura dos planos musculoaponeuróticos com protusão das vísceras por meio do defeito resultante. O diagnóstico padrão ouro é a Tomografia Computadorizada4,2. A terapêutica primária é a estabilidade hemodinâmica com intuito de minimizar as condições ameaçadoras à vida de acordo os princípios do ATLS5. A reabordagem dependerá do achado intra-abdominal, necessidade de reabordagem, dificuldade técnica, e evolução clínica do paciente.

Palavras Chave

Hérnia traumática. Parede Abdominal. Trauma Abdominal.

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Universidade Federal de Ouro Preto - Minas Gerais - Brasil

Autores

Daniel Bitar Siqueira, Cirênio de Almeida Barbora, Deborah Campos Oliveira, Ricardo Leite Figueiredo, Ronald Soares dos Santos, Weber Chaves Moreira, Igor Pimenta de Souza, Giovanna de Souza Fernandes