Dados do Trabalho


Título

INTUSSUSCEPÇÃO INTESTINAL EM ADULTO, UM RELATO DE CASO INCOMUM

Introdução

A intussuscepção é uma etiologia pouco frequente na prática do cirurgião geral, sendo mais comum na faixa etária até 2 anos. Em adultos, aparece em uma frequência de 1 a 5% em torno dos 50 anos.

Relato de Caso

LI, sexo feminino, 47 anos, admitida no pronto atendimento de um hospital apresentando dor abdominal difusa e vômitos há 2 dias. É a terceira vez que retorna ao serviço, apresentando piora do sintoma. Nega enterorragia ou febre. Nega comorbidades, porém relata que há 26 anos realizou Derivação Ventrículo-Peritoneal sem acompanhamento posterior. Ao exame físico, o abdome apresentava-se pouco distendido, com ruídos hidroaéreos aumentados, dor à palpação difusa principalmente em quadrante inferior direito, com massa palpável neste quadrante. Realizada Tomografia Computadorizada (TC) de abdome que evidenciou imagem de intussuscepção ileocólica. Indicada então laparotomia exploradora, sendo realizada a redução da intussuscepção ileocólica, notando-se uma tumoração palpável à 20 cm da válvula ileocecal, não sendo observados sinais de sofrimento de alças. Optado por enterotomia na face contra-mesentérica, evidenciando lesão de aproximadamente 2,5 cm de diâmetro, regular e de aspecto submucoso. Ressecada a lesão com grampeador linear e realizada enterorrafia. No 3º dia de pós-operatório (PO), paciente apresentou piora da dor em região da ferida operatória (FO), que se mostrou com saída de secreção piossanguinolenta e celulite ao redor. Foi então iniciada antibioticoterapia com cirprofloxacino e metronidazol e retirada de um ponto para melhor drenagem da secreção, que cessou no 8º PO. Recebeu alta no 10º PO com FO limpa e ausência de eritema. O exame anatomopatológico mostrou ileíte crônica ulcerada com presença de componente inflamatório com grande número de neutrófilos. Realizada revisão de lâmina que confirmou o diagnóstico. Em acompanhamento ambulatorial após 2 meses de cirurgia, não apresentou nenhuma intercorrência e aguarda realização de colonoscopia.

Discussão

A intussuscepção como causa de abdome agudo obstrutivo em adultos aparece em uma frequência de 1 a 5% próximo à quinta década de vida. As etiologias mais comuns englobam as aderências, GIST e divertículo de Meckel, enquanto que a fisiopatologia envolve uma neoformação que funciona como elemento de tração para a invaginação intestinal. Esta, pode evoluir com isquemia, necrose e perfuração se não for tratada. O quadro clínico e exame físico no adulto é pouco específico, mostrando sinais e sintomas de um quadro obstrutivo. Seu diagnóstico é sugerido através de radiografia de rotina de abdome agudo, que é pouco específico, sendo a ultrassonografia e a TC de abdome os que mostram sinais mais sugestivos de intussuscepção ("sinal do alvo"). O tratamento é cirúrgico e há controvérsia entre a ressecção em bloco e a ressecção mais conservadora. No caso da paciente apresentada neste relato de caso, optou-se pela ressecção apenas da neoformação que era bem delimitada, sem enterectomia, devido aos achados intra-operatórios.

Palavras Chave

INTUSSUSCEPÇÃO, INTESTINO, ADULTO, SINAL DO ALVO, ADERÊNCIAS, ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO.

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

FACERES - São Paulo - Brasil

Autores

Lindolpho Dezan de Souza , Lisandra datysgeld da Silva , Natassia Alberici Anselmo, Paulo Eduardo Zerati Monteiro, Raphael Raphe