Dados do Trabalho
Título
VOLVO DE CECO: CONSIDERAÇOES DIANTE UM RELATO DE CASO
Introdução
Volvo é a rotação intestinal sobre seu eixo mesentérico, ocorrendo mais frequentemente no cólon sigmoide e ceco. O quadro clínico característico é de obstrução intestinal, necessitando muitas vezes de complementação diagnóstica através de exames de imagem A abordagem terapêutica do volvo de ceco é cirúrgica, com ressecção do segmento comprometido na maioria dos casos. O presente trabalho tem por objetivo relatar caso de volvo de ceco desenvolvendo-se breve revisão de literatura para embasamento teórico.
Relato de Caso
Paciente do sexo feminino, 53 anos, procedente de Jundiaí, procura serviço do pronto socorro queixando há um dia dor abdominal de forte intensidade, difusa, tipo cólica, associada a náuseas. Negava febre, vômitos ou alterações urinárias. Referia hábito intestinal diário com dificuldade para eliminação de flatos desde início do quadro. Relatou antecedente de cirurgia bariátrica há 10 anos (Scopinaro) e nova cirurgia bariátrica há dezoito meses (Bypass). Negou comorbidades. Ao exame físico, abdome distendido, hipertimpânico, diminuição de ruídos hidroaéreos, doloroso difusamente a palpação superficial e profunda, sem sinais de peritonite. Foram solicitados exames laboratoriais, evidenciando discreta leucocitose sem desvio, em rotina radiológica de abdome agudo observado grande distensão de cólons e presença de nível hidroaéreo. Devido histórico cirúrgico da paciente, optado por realização de tomografia de abdome total com contraste endovenoso, evidenciando importante distensão de alças de cólon, em topografia de ceco e cólon ascendente, com diâmetro máximo de 9,8cm, e imagem sugestiva de torção de mesocólon, aventando-se hipótese diagnóstica de volvo de ceco.
Indicado laparotomia exploradora, confirmando hipótese diagnóstica, com isquemia de alça colônica, com pontos de necrose, sem perfurações. Optado por realização de colectomia direita com anastomose primária manual isoperistáltica com drenagem da cavidade abdominal. A paciente apresentou boa evolução, recebendo alta hospitalar no quinto dia pós operatório.
Discussão
Volvo consiste na rotação intestinal sobre seu eixo mesentérico, ocorre com maior propensão no cólon sigmoide e ceco. O volvo de ceco corresponde a cerca de 50% dos casos de volvo de cólon. A presença de segmento intestinal com mobilidade na cavidade peritoneal e um mesocolo móvel contribuem para sua ocorrência. Além disso, fatores de risco incluem história familiar, dieta rica em fibra, constipação, cirurgias anteriores e bridas, idade e episódios prévios, sendo para o volvo cecal o antecedente prévio de cirurgias abdominais fator de destaque.
Representa 1-3% dos quadros de obstrução colônica e a principal apresentação clínica é a tríade composta por dor abdominal, distensão e constipação, encontrada em mais de 70% dos pacientes.
Exames de imagem como tomografia computadorizada de abdome auxiliam no diagnóstico.
O tratamento é cirúrgico, com ressecção colônica indicada na maioria dos casos e extensão determinada diante achados intraoperatórios.
Palavras Chave
Volvo; Volvo de ceco; Relato de caso
Área
URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS
Instituições
Faculdade de Medicina de Jundiaí - São Paulo - Brasil
Autores
Ana Luiza do Paço Baylão, Luigi Carlo da Silva Costa, Alexandre Venâncio de Sousa, Fabio Silva Baptista Junior