Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA CURVA DE APRENDIZADO EM EVENTO ON-LINE DE CIRURGIA GERAL

Objetivo

Muito discute-se hoje acerca da Educação a Distância, uma modalidade de ensino que utiliza recursos tecnológicos de modo a superar as barreiras físicas, atendendo a grandes contingentes de alunos de forma simultânea e propagando diferentes níveis de conhecimento, contudo, dentro da área da saúde, ainda muito recente, fomentando discussões acerca da sua real aplicabilidade e funcionalidade. Assim, o presente estudo objetivou avaliar a eficácia de um evento de cirurgia realizado na modalidade a distância através do uso de curvas de aprendizado baseadas em pré-testes e pós-testes.

Método

Trata-se de um estudo longitudinal realizado pelos discentes do curso de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Passo Fundo, ao longo do mês de julho de 2020, envolvendo o uso de pré-testes e pós testes, em que se buscou avaliar a curva de aprendizado de acadêmicos da área da saúde quanto a conceitos de cirurgia geral antes e após a realização de um evento online (II Simpósio de Cirurgia da Liga Acadêmica de Cirurgia da UFFS). O evento em questão teve duração de dois dias e englobou seis palestras ministradas por especialistas das áreas de cirurgia de vias biliares, cirurgia plástica, urologia, cirurgia robótica e otorrinolaringologia. Nove questões foram elaboradas acerca destas temáticas, sendo aplicadas por meio de um formulário eletrônico antes das palestras, em cada dia, e após a realização das mesmas, avaliando assim o conhecimento retido pelo público após a aula. A análise estatística foi realizada pelo programa PSPP (distribuição livre) e englobou as frequências relativas, médias, desvio padrões e diferenças entre o número de acertos em cada questão antes e após o evento.

Resultados

O número de respostas dos pré-testes e pós-testes, ao fim do primeiro e segundo dia de evento, totalizou, respectivamente, 1.187, 1.035, 1.096 e 1.015 indivíduos. Evidenciou-se uma média total de acertos de 42,4±9,8% nos pré-testes e de 47,3±11,6% nos pós-testes, com aprendizado médio de 4,8±3,8%. O coeficiente de melhora, definido pela diferença entre a frequência de acertos no pré e pós-teste, variou de 10,4%, 9,8% e 6,5% em questões de média complexidade até 0,4%, 0,9% e 1,7% nas de maior complexidade.

Conclusões

Assim, conclui-se que, em todas as áreas, foram obtidos melhores resultados nos pós-testes após execução das palestras, evidenciando que a modalidade on-line é uma opção satisfatória como ferramenta de atualização profissional e aprendizagem acadêmica. Dentre as limitações do estudo, destaca-se a presença de um público heterogêneo composto por acadêmicos de diversos períodos e cursos da área da saúde, bem como, a ausência de padronização acerca da dificuldade de cada questão e a falta de garantia de que todas as respostas foram dadas apenas com o conhecimento adquirido no evento. Outrossim, enfatiza-se que a opção de ensino remoto pode e deve ser considerada frente às adversidades que venham a surgir no ensino médico, sendo um meio de se atingir grandes públicos acadêmicos.

Palavras Chave

Cirurgia Geral. Educação Médica. Educação de Graduação em Medicina.

Área

EDUCAÇÃO MÉDICA

Instituições

Universidade Federal da Fronteira Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Luis Felipe Chaga Maronezi, David Matheus Viana de Moraes, Maria Eduarda Lêmes Mora, Sabrine Aguiar Souza, Jorge Roberto Marcante Carlotto