Dados do Trabalho


Título

HERNIA DE GRYNFELT: RELATO DE CASO

Introdução

As hérnias lombares foram descritas pela primeira vez em 1672 por Barbette e o primeiro caso descrito em 1731 por Garangeot. Hérnias lombares são caracterizadas pela falha na fáscia transversal ou na aponeurose do músculo transverso do abdome que resulta na extrusão de órgãos intra ou extraperitoneais através da descontinuidade da parede abdominal posterolateral. Elas representam cerca de 1% a 2 % de todas as hérnias de parede abdominal.

O seu diagnóstico é baseado em alto índice de suspeição clínica e confirmado por meio de exame clínico associado a métodos de imagens como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética de abdome. Assim como outros tipos de hérnias, também podem evoluir com complicações. Existem relatos de encarceramento, estrangulamento, isquemia e perfuração intestinal, além de relatos de urgência cirúrgica para o tratamento.

Relato de Caso

MJF, 49 anos, sexo feminino com queixa de aumento de volume nas costas há 2 anos. Iniciou com pequeno abaulamento na região posterior do abdome, acompanhado de leve desconforto abdominal, obstipação intestinal e sem outras queixas. Negou vícios e comorbidades prévias. Ao exame físico identificou-se abaulamento da região posterolateral dorsal esquerda de aproximadamente 20 x 25cm, ruídos hidroaéreos presentes e discreto timpanismo. O conteúdo apresentava-se irredutível aventando-se a hipótese diagnóstica de hérnia encarcerada cronicamente. Foi realizada uma tomografia computadorizada de abdome em que se constatou a presença da hérnia encarcerada em dorso compatível com a hérnia lombar de Grynfelt. O tratamento foi realizado por meio de lombotomia aberta com colocação de tela de polypropileno sobre a correção do anel herniário. A paciente evoluiu de forma satisfatória, sem recidivas locais.

Discussão

A apresentação de uma hérnia lombar é variável. Freqüentemente é assintomática porém pode apresentar-se com dor lombar ou no flanco associada ou não à presença de massa palpável e estrangulamento do conteúdo herniário.

Os diagnósticos diferenciais incluem abscesso, hematoma, espasmo muscular ou tumores. Embora o diagnóstico deva ser clínico, o uso de tomografia computadorizada deve ser considerada como uma técnica exploratória de rotina na avaliação pré-operatória de pacientes com hérnia lombar.

Todas as hérnias lombares devem ser tratadas com cirurgia. Para o reparo das hérnias de Grynfelt pode ser realizada por meio de cirurgia convencional ou laparoscópica. A lombotomia aberta proporciona visualização cirúrgica adequada das estruturas envolvidas na hérnia de Grynfelt. Nesta técnica é possível manipular, posicionar e suturar a tela de Polypropileno adequadamente, além de oferecer ao paciente risco reduzido de complicações e rápida recuperação pós-operatória.

Palavras Chave

Hérnia lombar; hérnia de Grynfelt; hérnia encarcerada; hérnia abdominal.

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Faculdade de Medicina de Santo Amaro - São Paulo - Brasil

Autores

Rodrigo Tadashi Martines, Orlando Contrucci Filho, Pamela Adami Serine, Jorg Dirks, Felipe Aniceto Portela, Elias Jirjoss Ilias, Osvaldo Antonio Prado Castro, Bernardo Mazzini Ketzer