Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE CHARCOT-MARIE-TOOTH: UMA INDICAÇAO PARA BARIATRICA FORA DO IMC

Introdução

A Síndrome de Charcot-Marie-Tooth (CMT) é uma neuropatia sensitivo-motora hereditária, com predominância em Membros Inferiores (MMII). Não obstante a ser uma doença rara, dentre as neuropatias hereditárias é a mais comum. Há diversos tipos de CMT, em sua maioria, crônicas, degenerativas, progressivas e, em determinados casos, incapacitantes, os quais apresentam fatores de risco, como diabetes, hipertensão e obesidade. Diante do crescimento da obesidade ao longo dos anos, a procura por melhores formas de abordagem terapêutica para os indivíduos com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior que 30 Kg/ m2 tem sido um grande desafio. Entretanto, nos dias atuais, a cirurgia bariátrica tem sido considerada o tratamento mais eficaz para a obesidade.

Relato de Caso

Paciente sexo masculino, 46 anos, IMC de 30,44, passou a utilizar cadeira de rodas, há 20 anos, apresentando grande variação de peso corporal. A partir de 2017, atingiu 89 kg, prejudicando assim suas atividades diárias. Outrossim, utilizou sibutramina, fluoxetina e liraglutida, com o intuito de perda de peso. Em dezembro de 2019, realizados exames laboratoriais, com glicemia elevada e dislipidemia. Assim como, ultrassonografia de abdome total, apresentando achados compatíveis com esteatose leve e evidência de colecistectomia. Além disso, Endoscopia Digestiva Alta com presença de Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), Pangastrite Enantemática Moderada e Pólipos Gástricos. Através da Prova de Função Pulmonar foi identificada Síndrome de Charcot-Marie-Tooth, apresentando limitação motora, redução acentuada de capacidade respiratória vital forçada, apneia do sono moderada, sendo, portanto, alto risco para o procedimento cirúrgico. Por fim, realizada gastrectomia vertical videolaparoscópica, a qual foi indicada mesmo fora do critério de IMC. Anatomopatológico revelando duodenite crônica inespecífica com metaplasia gástrica e ausência de malignidade. A cirurgia decorreu sem complicações e com bom resultado pós-operatório.

Discussão

Dessa forma, observa-se a heterogeinicidade do caso e a escassez de relatos na literatura desse perfil. Visto que o paciente, portador de uma doença rara e alto risco cirúrgico, foi submetido à cirurgia bariátrica apesar de não atender aos critérios preconizados nos protocolos vigentes. Pois mesmo sendo enquadrado como obesidade grau I, o paciente possuía uma atrofia significativa dos MMII, fruto da doença de base e corroborada pelo uso de cadeiras de rodas. Destarte, a abordagem cirúrgica foi tomada devido à não obtenção do sucesso no tratamento medicamentoso há mais de três anos; difícil evolução do quadro por ser um paciente impossibilitado de realizar atividades físicas e que vinha sofrendo graves consequências na rotina. Ademais, a ponderação do benefício sob o risco se sobressaiu e a cirurgia foi realizada com êxito, com normalização dos exames laboratoriais no acompanhamento pós cirúrgico.

Palavras Chave

Cirurgia Bariátrica; Síndrome de Charcot-Marie-Tooth; IMC

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE

Instituições

Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) - Paraíba - Brasil

Autores

Fernando de Paiva Melo Neto, Hugo Alexandre Sousa Targino, Marinna Karla da Cunha Lima Viana, Renan Furtado de Almeida Mendes, Ana Caroline Lemos Da Silva Aguiar Barreto, Mariana Galindo Silveira, Marcelo Gonçalves Sousa