Dados do Trabalho


Título

INVAGINAÇAO DE DIVERTICULO DE MECKEL MANIFESTADO POR HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA: UM RELATO DE CASO.

Introdução

O divertículo de Meckel (DM) é considerado a anomalia congênita gastrintestinal mais comum, muitas vezes assintomático, sendo um achado incidental durante cirurgias abdominais ou em autópsias. O DM resulta de uma obliteração incompleta do ducto onfalomesentérico ou vitelino. Contudo, em 15 a 20% dos casos, poderá associar-se a dor abdominal ou a complicações, com sangramento gastrintestinal.

Relato de caso

MMS, 64 anos, feminino, hipertensa em uso de hidroclorotiazida e losartana, procura pronto atendimento com queixa de enterorragia, associada a mal estar e dor abdominal tipo cólica em hipogástrio, há 04 dias, com piora progressiva do quadro álgico. Nega sangramentos digestivos prévios. Relata última colonoscopia dentro da normalidade, há 03 anos. Refere ter ''anemia assintomática'', há 01 ano, sem investigação. Nega perda ponderal. Refere ter realizado histerectomia total via abdominal, há 15 anos devido miomatose uterina. Ao exame físico de entrada, encontrava-se com PA: 130X90MMHG, FC:85BPM, em bom estado geral, descorada (1+/4+), sem alterações significativas ao exame abdominal, apresentando plicoma anal em quadrante lateral esquerdo sem sinais flogísticos ou de trombose, hemorróidas internas por toda a circunferência do canal anal, porém sem sinais de sangramento ativo, ao toque retal apresentava sangue vermelho vivo em dedo de luva. Hemoglobina de entrada de 10,1 com queda de 03 pontos em menos de 24 horas, sem instabilização hemodinâmica. Realizada endoscopia digestiva alta que evidenciou pangastrite enantemática leve. Foi feita colonoscopia, com preparo intestinal inadequado que progrediu até o ceco sem dificuldades e evidenciou presença de grande quantidade de resíduos de aspecto escuro associado a sangue, sem sinais de sangramento ativo durante a realização do exame. Paciente avaliada por equipe de cirurgia vascular que indicou a realização de Angiotomografia de abdome e pelve para elucidação diagnóstica, que evidenciou lesão segmentar acometendo o íleo, compatível com provável hérnia interna, associado a processo inflamatório/vascular. Paciente foi prontamente encaminhada para o centro cirúrgico para realização de videolaparoscopia, sendo pesquisada foco de hérnia interna, visualizando segmento de íleo com invaginacao segmentar, há aproximadamente 50 cm da válvula ileocecal, o qual continha tumoração endurecida em seu interior. Realizada enterectomia segmentar de aproximadamente 20 cm com realização de enteroenteroanastomose. Paciente apresentou boa evolução em leito de UTI, recebendo apenas 02 concentrados de hemácias para preparo pré-operatório, recebendo alta hospitalar após 48 horas decorridas do pós-operatório.

Discussão

Na população geral, cerca de 4 a 20% dos casos de DM desenvolvem complicações, são representadas por obstrução intestinal, hemorragias, diverticulites e tumores. As complicações do DM são mais comuns na infância e a incidência decresce com o aumento da idade, sendo incomum a ocorrência de sangramento em pacientes adultos.

Palavras Chave

Divertículo de Meckel
Invaginação intestinal
Hérnia interna
Hemorragia digestiva

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Hospital São Luiz - São Paulo - Brasil

Autores

Jéssica Mayumi Nagao, Leonardo Carvalho Serigiolle, Luis Augusto Sinisgalli, Eli Leiser