Dados do Trabalho


Título

PARACOCCIDIOIDOMICOSE PULMONAR E ADENOCARCINOMA INVASOR DE CABEÇA DE PANCREAS: UM RELATO DE CASO

Introdução

A paracococidioidomicose é uma doença granulomatosa que atinge predominantemente homens entre a 3a e 6a década de vida. Seu principal local de afecção é o pulmão, porém o envolvimento concomitante do trato gastrointestinal pode ocorrer em mais de 50% dos pacientes. Diante disso, objetiva-se descrever um caso pulmonar desta doença associado a adenocarcinoma invasor de cabeça de pâncreas.

Relato de Caso

Homem, 49 anos, etilista, tabagista, procurou emergência com quadro de icterícia, prurido, perda de peso de 6kg em 1 mês. Laboratorialmente apresentava elevação de transaminases e canaliculares com sorologias para hepatites negativas. Tomografia computadorizada (TC) mostrou lesão hipodensa em cabeça de pâncreas, obstrução de colédoco distal intrapancreático e porção distal do ducto pancreático principal, dilatação de vias biliares intra-hepáticas, vesícula biliar com lama biliar em seu interior e nódulo pulmonar basal esquerdo de 11mm com suspeita de malignidade. Realizada TC de tórax, que confirmou nódulo pulmonar, associada a nódulos de densidade mista disseminados bilateralmente.
Devido a suspeita de neoplasia de cabeça de pâncreas associada à possível metástase pulmonar, realizou-se segmentectomia em lobo inferior de pulmão esquerdo com congelamento intraoperatório, tendo como resultado parcial: lesão infecciosa de etiologia a esclarecer. Postergado plano cirúrgico de duodenopancreatectomia (DPT) para tratamento de infecção pulmonar, realizado CPRE com infundibulotomia e passagem de prótese biliar para desobstrução da via biliar. Em 7 dias, confirmou-se Paracoccidioidomicose em anatomopatológico, sendo iniciado Anfotericina B. Após 2 semanas de tratamento, realizada TC de controle: mantida lesão expansiva em cabeça de pâncreas suspeita para malignidade; aumento da dilatação do ducto pancreático principal; surgimento de espessamento parietal da vesícula biliar e gordura adjacente. Devido à manutenção da lesão, procedeu-se com a DPT. No intraoperatório, observou-se empiema em vesícula biliar, processo inflamatório envolvendo hepatocoledoco e massa em cabeça pancreática. O histopatológico confirmou adenocarcinoma invasor em pâncreas e duodeno, sem margens comprometidas. Paciente evoluiu bem no pós-operatório, tendo alta hospitalar.

Discussão

A paracoccidioidomicose pancreática pode mimetizar um quadro de neoplasia periampular. No presente relato, chegou-se a indagar a respeito da lesão pancreática ser infecciosa, retardando o procedimento cirúrgico. Na literatura encontrou-se relato de paciente com quadro clínico e radiológico semelhante ao apresentado, onde após ressecção de lesão o anatomopatológico confirmou paracococidioidomicose, sem tecido neoplásico em peça.
Logo, o presente relato evidencia a importância de realizar diagnóstico diferencial diante de um paciente com paracoccidioidomicose e acometimento concomitante do trato gastrointestinal, sendo a ressecção da lesão suspeita pancreática determinante do prognóstico.

Palavras Chave

pâncreas, Paracoccidioidomicose, adenocarcinoma, metástate, neoplasia, intestinal, anfotericina B

Área

PÂNCREAS

Instituições

Hospital Hans Dieter Schimidt - Santa Catarina - Brasil

Autores

Paola Mello de Souza, Maria da Graça Pasquotto de Lima Assef , Lucas Rodrigues de Souza, Caroline Louise Machado, Julia Schwartz, Vitoria da Silva Belli