Dados do Trabalho


Título

OBSTRUÇAO INTESTINAL POR ILEO BILIAR: RELATO DE CASO

Introdução

O íleo biliar, uma complicação rara, decorrente de uma obstrução intestinal mecânica por impactação de cálculo biliar, que acomete, mais frequentemente o segmento do íleo, próximo à válvula íleo cecal, local de maior estreitamento do trato intestinal.¹⸴² Representa 0,3 a 0,5% das complicações associadas com doença das vias biliares, e é responsável por 1-4% das obstruções intestinais. Em pacientes com mais de 65 anos pode chegar a 25% das causas obstrutivas. Possui maior prevalência em pacientes idosos e do sexo feminino. ¹⁻³ Trata-se de uma emergência cirúrgica com poucos relatos na literatura. ⁴ Neste trabalho, reportamos um caso de obstrução intestinal por complicação íleo biliar.

Relato de Caso

Paciente do sexo feminino, 78 anos, com achado ultrassonográfico de vesícula escleroatrófica calculosa há 03 meses. Procedente do pronto atendimento do hospital. Apresentava queixa de dor abdominal e vômitos há 03 dias, associado a diminuição de eliminação de fezes e flatos há aproximadamente 10 dias, sugerindo abdome agudo obstrutivo. Ao exame físico apresentava-se em regular estado geral, corada, desidratada (++/4+); abdome moderadamente distendido; palpação e percussão abdominal evidenciaram timpanismo e dor difusa, sem sinais de irritação peritoneal. Foi realizada rotina radiológica de abdome agudo, que demonstrou distensão de alças de delgado e níveis hidroaéreos; radiografia de tórax sem anormalidades. Paciente foi submetida a laparotomia exploradora que evidenciou vesícula escleroatrófica, bloqueada por epiplon e seguimento de jejuno proximal onde observamos, ao desfazer o bloqueio, fístula colecisto-jejunal; as alças de jejuno e íleo proximal apresentavam-se dilatadas; percorrendo-as encontramos volumoso cálculo biliar obstruindo o íleo a 40 cm da válvula íleo cecal. Realizamos enterotomia em íleo, retirada do cálculo biliar e ileorrafia. Em seguida, colecistectomia e tratamento da fístula com debridamento e jejunorrafia. Evoluiu sem intercorrências no pós-operatório.

Discussão

O íleo biliar é uma emergência cirúrgica que exige uma alta suspeição, principalmente em pacientes idosas, com sintomas de obstrução intestinal e história prévia de colelitíase.⁵ Apesar de ser uma complicação rara, pode evoluir com alta morbimortalidade, justificada na literatura pela idade avançada e comorbidades associadas neste grupo de pacientes.⁵ Outro fator de piora no desfecho é seu diagnóstico tardio, feito em grande parte no tempo intra operatório, devido a sua sintomatologia inespecífica e insidiosa.⁵⸴⁶ Ainda, apesar de sinais radiológicos sugestivos, como a tríade de Rigler, nem sempre estão presentes.⁷ No caso relatado, a paciente condiz com o perfil epidemiológico encontrado na literatura, evidenciou-se um quadro obstrutivo, mas seu diagnóstico de íleo biliar foi confirmado apenas no intra operatório, não sendo encontrado a tríade de Rigler em seu exame radiológico. Apesar disso, sua abordagem precoce favoreceu seu desfecho com melhora pós-operatória.

Palavras Chave

OBSTRUÇÃO INTESTINAL, ÍLIO BILIAR, VIAS BILIARES, CÁLCULO BILIAR.

Área

VIAS BILIARES

Instituições

Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho - Alagoas - Brasil

Autores

Diogo César Maurício de Oliveira Jatobá, Paula Ítala Melo Cavalcanti, Brenda Emily Dias Tavares, José Roberto Cavalcante de Novais, Lavínio Juliano Araújo Barbosa