Dados do Trabalho


Título

HEPATECTOMIA DIREITA ROBOTICA COM ACESSO GLISSONIANO

Introdução

A ressecção hepática minimamente invasiva é um dos procedimentos mais complexos na cirurgia hepatobiliar. Descrevemos uma técnica padronizada para abordagem Glissoniana intra-hepática, que, baseada em pequenas incisões e seguindo marcos anatômicos específicos, permite um controle direto dos pedículos Glissonianos sem dissecção hilar para fígado direito e esquerdo. Essa técnica é utilizada desde 2001 em ressecções abertas e laparoscópicas. Este vídeo demonstra aspectos técnicos de uma hemihepatectomia robótica direita usando a técnica de acesso Glissoniana intra-hepático.

Relato de Caso

Uma mulher de 66 anos com câncer retal e múltiplas metástases hepáticas foi submetida à retossigmoidectomia seguida de quimioterapia. Teve resposta objetiva e ela foi encaminhada para ressecção hepática. A equipe multidisciplinar decidiu por uma hepatectomia direita. A volumetria do futuro fígado remanescente foi de 39%. A abordagem robótica foi proposta. Para abordagem glissoniana intra-hepática, duas pequenas incisões são usadas. Um na base do segmento 4b e outro no lobo caudado. A remoção do tecido hepático ao redor do pedículo permite a identificação intra-hepática do pedículo direito. Em seguida, o pedículo é circundado usando pinça de Cadiere, um instrumento robótico . O pedículo é seccionado com grampeador e o fígado é dividido como de costume. A veia hepática direita também é controlada com grampeador. O tempo operatório foi de 272 minutos, com perda sanguínea estimada em 120 ml, sem necessidade de transfusão. A recuperação pós-operatória ocorreu sem intercorrências e a paciente recebeu alta no quinto dia de pós-operatório.

Discussão

O uso do robô pode facilitar algumas etapas da ressecção hepática minimamente invasiva. A visão tridimensional ampliada permite uma melhor definição do campo cirúrgico, melhorando o reconhecimento das estruturas do hilo hepático que permite controle seletivo do pedículo Glissoniano. Uma revisão sistemática recente e metanálise comparando ressecção robótica com aberta mostrou que a abordagem robótica resultou em menor tempo de internação e menos complicações pós-operatórias, mas com maior tempo operatório. Uma comparação semelhante entre robótica e laparoscópica não mostrou diferenças significativas. No entanto, a cirurgia robótica facilitou cirurgias mais complexas, como a hepatectomia direita.
A abordagem glissoniana intra-hepática robótica é viável e é uma técnica útil para um controle seguro do pedículo hepático direito, facilitando a hemi-hepatectectomia robótica direita.

Palavras Chave

Cirurgia robótica, fígado, hepatectomia, cirurgia minimamente invasiva, metástases hepáticas, cirurgia oncológica

Área

FÍGADO

Instituições

Hospital Nove de Julho - São Paulo - Brasil

Autores

MURILLO M LOBO FILHO, BRUNO H MATTOS, FABIO F MAKDISSI, MARCEL A MACHADO