Dados do Trabalho


Título

PANCREATECTOMIA CENTRAL ROBOTICA

Introdução

A pancreatectomia central é uma técnica que preserva o pâncreas. Está indicada em pacientes com tumores de pâncreas benignos ou de baixo grau de malignidade. Este procedimento é utilizado para diminuir o risco de insuficiência endócrina e / ou exócrina a longo prazo. No entanto, a maioria dos pacientes onde esta técnica poderia ser empregada está sendo tratada com pancreatectomia distal com sacrifício excessivo de parênquima pancreático funcional e esplenectomia

Relato de Caso

Uma mulher de 40 anos apresentou um tumor incidental no colo do pâncreas. A RM mostrou um tumor sólido-cístico de 3,2 cm localizado centralmente. Reconstrução em 3-D mostrou que uma pancreatectomia central pouparia mais de 50% do pâncreas funcional. Pancreatectomia central robótica foi proposta. A pancreato-jejunostomia ducto- mucosa em Y de Roux foi escolhida como método de reconstrução. Mostramos neste vídeo um pequeno truque para realizá-lo. Não havia espaço entre o cateter e a parede do ducto pancreático. Passamos a agulha pelo cateter, retiramos o cateter, depois a agulha foi removida do cateter, de modo que a sutura só incluiria a parede do ducto pancreático. Resultados: O tempo operatório total foi de 227 minutos. A perda de sangue foi de 50 mL e não houve necessidade de transfusão. A recuperação transcorreu sem intercorrências e paciente recebeu alta no 4º dia de pós-operatório. Ela não apresentou fístula pancreática e o dreno foi removido no décimo dia de pós-operatório. Ela está bem e assintomática com função exócrina e endócrina preservada.

Discussão

A pancreatectomia central robótica é factível em pacientes selecionados com neoplasias benignas ou de baixo grau no colo do pâncreas. A plataforma robótica, graças à sua ampliação e visualização em 3-D, foi útil para realizar a anastomose ducto-mucosa em um ducto pancreático extremamente pequeno. Este vídeo mostra os diferentes passos necessários para realizar esta operação complexa.

Palavras Chave

cirurgia robótica; pâncreas, pancreatectomia central, cirurgia minimamente invasiva,

Área

PÂNCREAS

Instituições

Hospital Nove de Julho - São Paulo - Brasil

Autores

BRUNO H MATTOS, MURILLO M LOBO FILHO, FABIO F MAKDISSI, MARCEL A MACHADO