Dados do Trabalho


Título

CIRURGIA HEPATICA EM DOIS TEMPOS COM BIPARTIÇAO E LIGADURA DA VEIA PORTA (ALPPS) POR VIA ROBOTICA

Introdução

ALPPS é uma estratégia útil para tratar pacientes com tumores hepáticos avançados com futuro remanescente hepático com volume insuficiente. Este vídeo apresenta um ALPPS robótico para tratar metástases hepáticas colorretais sincrônicas.

Relato de Caso

Um homem de 71 anos com metástases hepáticas síncronas de um câncer de sigmóide foi encaminhado para tratamento. Equipe multidisciplinar decidiu por quimioterapia neoadjuvante seguida de ressecção hepática e do cólon. Após 4 ciclos, uma resposta objetiva foi observada. Decidiu-se pela técnica de ALPPS. O futuro remanescente hepático (segmentos 3, 4 e lobo de Spiegel) foi calculado em 24% e a abordagem robótica foi proposta. A ressecção do cólon foi realizada após o procedimento ALPPS, também com abordagem robótica. Resultados: O tempo operatório para o primeiro estágio foi de 293 minutos. O paciente se recuperou bem e recebeu alta no quarto dia. O tempo cirúrgico da segunda etapa foi de 245 minutos. A recuperação transcorreu sem intercorrências e o paciente recebeu alta no quarto dia de pós-operatório. Finalmente, o paciente foi submetido à ressecção robótica da neoplasia colorretal primária. O tempo operatório foi de 182 minutos, a recuperação transcorreu sem intercorrências e a paciente recebeu alta no 5º dia de pós-operatório. Patologia revelou um adenocarcinoma de sigmóide T3N1bM1 e metástases colorretais com resposta parcial. Margens cirúrgicas estavam livres. O paciente está bem, sem sinais de doença 4 meses após o procedimento.

Discussão

ALPPS robótico é viável e seguro. A abordagem robótica pode ter algumas vantagens sobre ALPPS via laparoscópica e aberta.

Palavras Chave

Fígado; ALPPS; cirurgia robótica, cirurgia em 2 tempos, minimamente invasiva

Área

FÍGADO

Instituições

Hospital Nove de Julho - São Paulo - Brasil

Autores

BRUNO H MATTOS, MURILLO M LOBO FILHO, FABIO F MAKDISSI, MARCEL A MACHADO