Dados do Trabalho


Título

DUODENOPANCREATECTOMIA ROBOTICA APOS CIRURGIA BARIATRICA

Introdução

Embora o risco de desenvolver câncer de pâncreas após um bypass gástrico seja baixo, com o aumento do número destes procedimentos sendo realizados, é esperado que o número de pacientes com esta anatomia alterada que necessitam de duodenopancreatectomia aumente. Este vídeo mostra uma duodenopancreatectomia robótica em paciente com bypass em Y-de-Roux laparoscópico.

Relato de Caso

Um homem de 50 anos de idade foi submetido a bypass gástrico em Y-de-Roux por videolaparoscopia há três anos. Ele evolui bem no pós-operatório, atingindo 54 kg de perda de peso e índice de massa corporal estável em 22 kg/m2, desde então. Há três semanas, ele apresentou icterícia progressiva e perda de peso. Ressonância magnética foi realizada e mostrou estenose ao nível de Ampola de Vater com dilatação das vias biliar e pancreática. Uma drenagem biliar percutânea foi realizada juntamente com uma biópsia que foi consistente com malignidade. Equipe multidisciplinar decidiu por duodenopancreatectomia robótica com ressecção do estômago remanescente. Resultados: A reconstrução pancreática e biliar foram realizadas em alça única, utilizando-se da alça bilio-pancreática. O tempo operatório total foi de 418 min. A perda de sangue foi mínima, a recuperação transcorreu sem intercorrências e o paciente teve alta no sétimo dia de pós-operatório. Não foi observada fístula pancreática, e o dreno foi removido precocemente. A patologia revelou um adenocarcinoma ampular de 5,6 cm com margens livres. Houve um linfonodo positivo em 16 ressecados. Ele está bem sem evidência da doença 9 meses após o procedimento.

Discussão

A pancreaticoduodenectomia robótica é viável e segura em equipes experientes e com treinamento adequado, mesmo em pacientes com bypass gástrico em Y-de-Roux.

Palavras Chave

cirurgia robótica; pâncreas; duodeno-pancreatectomia; cirurgia oncológica, minimamente invasiva

Área

PÂNCREAS

Instituições

Hospital Nove de Julho - São Paulo - Brasil

Autores

MURILLO M LOBO FILHO, BRUNO H MATTOS, FABIO F MAKDISSI, MARCEL A MACHADO