Dados do Trabalho


Título

HEPATECTOMIA ESQUERDA ROBOTICA COM HEPATICO-JEJUNOSTOMIA EM Y DE ROUX PARA CORREÇAO DE ESTENOSE BILIAR CICATRICIAL

Introdução

As lesões dos ductos biliares após colecistectomia continuam sendo uma grande preocupação, uma vez que sua incidência tem se mantido ao longo dos anos, apesar dos avanços técnicos. Este vídeo apresenta uma hepatectomia esquerda robótica e hepaticojejunostomia em Y de Roux como tratamento para uma lesão complexa no ducto biliar após colecistectomia laparoscópica.

Relato de Caso

Um homem de 52 anos de idade foi submetido à colecistectomia laparoscópica em outra instituição há 8 anos, o que resultou em lesão do ducto biliar; seu período pós-operatório foi complicado por icterícia e colangite. Ele foi tratado com CPRE e múltiplas endopróteses por três anos, após o que as endopróteses foram removidas e ele foi enviado para nossa instituição. A tomografia computadorizada mostrou que o fígado esquerdo apresentava sinais de perfusão perturbada e dilatação do ducto biliar intra-hepático esquerdo. A paciente estava assintomática e recusou qualquer tentativa adicional de correção cirúrgica da lesão; ele foi acompanhado por 5 anos. A RM mostrou atrofia progressiva do fígado esquerdo. Finalmente, há três meses, ele apresentou episódios intermitentes de colangite. Uma equipe multidisciplinar decidiu pela hepatectomia esquerda com hepatojejunostomia em Y de Roux por meio de uma abordagem robótica. O fígado esquerdo foi atrofiado e a hepatectomia esquerda foi realizada. A imagem de fluorescência foi usada para identificar o ducto biliar direito. Na abertura; Pedras pequenas foram encontradas e removidas. A hepaticojejunostomia antecolica em Y de Roux foi ent realizada. Resultados: O tempo operatório foi de 335 minutos. A recuperação foi sem intercorrências; o paciente recebeu alta no 4º dia de pós-operatório.

Discussão

O reparo robótico das lesões do ducto biliar é viável e seguro, mesmo quando a ressecção hepática é necessária. Este vídeo pode ajudar cirurgiões oncológicos a realizar esse procedimento complexo.

Palavras Chave

Cirurgia robótica; vias biliares; hepatectomia esquerda; lesão de via biliar

Área

VIAS BILIARES

Instituições

Hospital Nove de Julho - São Paulo - Brasil

Autores

MURILLO M LOBO FILHO, BRUNO H MATTOS, FABIO F MAKDISSI, MARCEL A MACHADO