Dados do Trabalho


Título

TAXA DE DETECÇAO DE ADENOMA NO SERVIÇO DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA EM UM HOSPITAL DE CURITIBA

Objetivo

O objetivo primário foi estabelecer a taxa de detecção de adenoma no serviço de endoscopia digestiva do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie. Nosso objetivo secundário foi estabelecer análise sobre as condições de preparo e a epidemiologia dos pólipos. Estabelecer comparativos dos dados obtidos com as preconizações vigentes na Sociedade Americana de Endoscopia Gastrointestinal e Colégio Americano de Gastrenterologia a fim de estabelecer um indicador de qualidade para o serviço analisado.

Método

Trata-se de um estudo descritivo, transversal e retrospectivo realizado com base nos dados contidos em prontuários eletrônicos de pacientes que foram submetidos a colonoscopia de rastreio entre os anos de 2015 a 2018. Foram extraídos dos prontuários o sexo, idade, progressão do colonoscópio, as condições de preparo, presença de pólipos, suas localizações e tamanhos, tipos histológicos dos pólipos e o grau de displasia dos adenomas. Apenas colonoscopias de rastreio, com preparo adequado e progressão completa do colonoscópio foram consideradas para análise da TDA. Indivíduos com menos de 50 anos, sintomáticos, falta de informações no prontuário ou histórico prévio de Câncer colorretal (CCR) na família foram excluídos.

Resultados

Foram selecionados um total de 311 pacientes. Destes, 186 eram do sexo feminino (59,8%) e 125 do sexo masculino (40,1%). Os limites de idades estabelecidos foram de 50 a 90 anos e os pacientes foram subdivididos em dois grupos etários: acima ou igual a 60 e abaixo de 60 anos. A Mediana da idade foi de 62 anos (56-69). 125 pacientes (40,1%) tinham idade inferior a 60 anos e 186 (59,8%) tiveram idade acima de 60 anos. A TDA foi de 26,5%. A TDA masculina foi de 30,5% e a feminina de 23,7%. Os exames foram completos em 86,1% das colonoscopias e o preparo intestinal foi considerado adequado em 84,8%. Em relação a progressão do aparelho, foi notado que 93,5% dos exames adequados tiveram progressão completa contra apenas 44,6% dos exames inadequados (p<0,0001). Quanto aos tipos histológicos, 21,8% dos pacientes apresentaram displasia de baixo grau, e 5,9% com displasia de alto grau. Adenoma tubular com baixa displasia foi o mais frequente dentre os achados de exame – 17%. Adenomas e pólipos foram mais frequentes em cólon distal (p=0,0058) e o tamanho elevado do pólipo foi associado a displasia de alto grau (p=0,008). O grupo etário acima ou igual a 60 anos apresentou mais pólipos e adenomas em relação ao grupo abaixo de 60 anos (p=0,014).

Conclusões

O estudo mostra uma TDA no serviço de endoscopia dentro do preconizado tanto pela Sociedade Americana de Endoscopia Gastrointestinal quanto o Colégio Americano de Gastrenterologia. Algumas padronizações e revisões dos protocolos de preparação intestinal podem aumentar esse desempenho, diminuindo assim a incidência do câncer de intervalo.

Palavras Chave

Neoplasias colorretais, Pólipos intestinais, Endoscopia Gastrointestinal, Colonoscopia, Programas de Rastreamento.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Fabrício Grenteski, José Guilherme Agner Ribeiro , José Anderson Feitoza , Thelma Skare