Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: DIVERTICULITE JEJUNAL PERFURADA

Introdução

A diverticulose do intestino delgado é um fenômeno clínico raro. Os poucos casos relatados de diverticulite do intestino delgado comparativamente à dos cólons tornam a padronização do manejo clínico dificultosa. O jejuno é de difícil visibilização em exames de imagem e endoscópicos. A incidência é de 0,5 a 2,3% em estudos contrastados e 0,3 a 4,5% em necropsias. A real incidência é desconhecida, provavelmente subdiagnosticada. São mais encontrados em homens idosos. Dentro das urgências e emergências abdominais, o exame padrão ouro é a tomografia computadorizada (TC). A mortalidade pode chegar a 21 e 40%.

Relato de Caso

Homem, 72 anos, admitido pelo Pronto-Socorro do Hospital Santa Cruz com dor epigástrica por 5 dias após ingesta de álcool, intermitente, em pontadas, sem melhora com omeprazol e com piora após alimentação. Sem outros sintomas. Hipertenso e diabético, além de hiperplasia prostática benigna. “Etilismo social” e colecistectomia prévia. Estava em bom estado geral, anictérico, afebril, sinais vitais normais. Exame cardiopulmonar normal, abdome com ruídos hidroaéreos propulsivos, flácido, doloroso em ambas fossas ilíacas, sem peritonismo. Laboratório: leucocitose (14.980/mm³, sem desvio), PCR 89mg/dL, urina 1 normal, demais exames normais. TC de abdome: coleção com conteúdo gasoso no flanco esquerdo, diâmetro de 3cm, margeada por alças de jejuno, sugerindo bloqueio de processo inflamatório por alças intestinais, de provável etiologia perfurativa, densificação do mesentério, hiper-realce mucoso das alças regionais e proeminentes linfonodos mesentéricos locais. Com a hipótese de diverticulite aguda, associada ao bom estado geral do paciente, foi optado por tratamento clínico com ceftriaxona e metronidazol. Após 1 semana sem melhora significativa e piora laboratorial, optou-se por tratamento cirúrgico. Inventário laparoscópico: abscesso bloqueado a 50cm do ângulo de Treitz, diverticulose em todo o intestino delgado e cólons. Ao desbloqueio, encontrado divertículo jejunal com furo de 0,5cm de diâmetro. Procedeu-se à enterectomia segmentar e reconstrução jejunojejunal pela técnica de Barcelona com grampeador. A anatomia patológica confirmou os achados, ausência de malignidade. No pós-operatório teve pneumonia tratada, e retenção urinária aguda tratada com sondagem vesical e posterior cirurgia. Alta hospitalar em boas condições, com orientações dietéticas e acompanhamento ambulatorial.

Discussão

Este caso mostra a dificuldade diagnóstica, a TC evidenciava sinais inflamatórios sem sua localização exata. A confirmação foi intra-operatória. Na literatura, observa-se que casos assim são classificados e tratados semelhantemente a diverticulite dos cólons. Nosso paciente foi classificado como Hinchey III, inicialmente tratado de forma conservadora e posteriormente submetido à cirurgia com sucesso. Este relato demonstra um caso de diverticulite aguda perfurada jejunal, com seus desafios diagnósticos e tratamentos possíveis.

Palavras Chave

Diverticulite, jejuno, intestino delgado, laparoscopia, cirurgia

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Hospital Santa Cruz - São Paulo - Brasil

Autores

Augusto Angelo Granado Bottino, Márcio Ricardo Bartalotti, Milton Satoshi Tossa, Amanda Paz Loca, Allison Takeo Tsuge