Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO NUTRICIONAL E METABOLICA APOS CIRURGIA BARIATRICA A LONGO PRAZO

Objetivo

O objetivo do estudo consiste em descrever a influência da cirurgia bariátrica pela técnica de bypass gástrico em Y-de-Roux no estado nutricional e metabólico de pacientes com tempo de pós-operatório a longo prazo, avaliando parâmetros laboratoriais.

Método

O artigo aborda um estudo retrospectivo, observacional e descritivo. Os dados foram obtidos a partir de análise de prontuários médicos de pacientes de uma clínica de obesidade em Hospital privado de Curitiba entre julho de 2018 e julho de 2019 cujo tempo de pós-operatório variasse de 2 anos e 10 meses até 4 anos incompletos. Foram analisados e selecionados 214 prontuários após aplicar os critérios de inclusão e exclusão.

Foram coletadas e avaliadas as seguintes variáveis: sexo, idade, níveis séricos pré e pós-operatório de hemoglobina, ferritina, albumina e vitamina D.

Na análise estatística, foi utilizado o programa Microsoft Excel.

Resultados

Neste estudo foram avaliados 214 pacientes (156 mulheres e 58 homens), cuja idade variou entre 18 anos e 63 anos, com média de idade de 40,4 ± 1,5 para os homens e 37,1 ± 0,8 para as mulheres.

Houve queda significativa nos níveis de hemoglobina entre o período pré e pós-operatório, com média e desvio padrão passando de 13,8 ± 1,43 para 12,9 ± 1,48 (p < 0,001). Além disso, 25% (39) das pacientes do sexo feminino no pós-operatório apresentaram valores de hemoglobina abaixo do valor de referência. Enquanto isso, no sexo masculino esse valor foi de 63% (38).

Quanto aos valores médios de ferritina, foi observada redução de 165 ± 197 para 68,9 ± 89,7 (p < 0,001) entre o período antes e depois do procedimento cirúrgico.

Os valores de vitamina D apresentaram um aumento significativo (p = 0,012) no pós-operatório. A média antes da cirurgia era 23,3 ± 10,7, comparada com média 27,6 ± 22,6 após o procedimento.

Quanto a albumina, verificou-se aumento significativo nos seus níveis médios de 4,26 ± 0,394 no pré-operatório para 4,37 ± 2,53 no pós-operatório, com significância estatística (p = 0,021).


Conclusões

Observou-se uma redução significativa nos valores de hemoglobina e ferritina. Por outro lado, a vitamina D e a albumina apresentaram melhora significativa em seus parâmetros. Isso demonstra a importância e o impacto que o acompanhamento especializado resulta na aderência ao tratamento de deficiências nutricionais e metabólicas, além de que a cirurgia também resulta em aperfeiçoamento de alguns dados laboratoriais.

Sugere-se acompanhamento laboratorial regular a longo prazo visto que deficiências podem ocorrer em um tempo maior do que o delineado.

Palavras Chave

Cirurgia Bariátrica. Bypass gástrico em Y-de-Roux. Laparoscopia. Estado nutricional e metabólico.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE

Instituições

Universidade Positivo - Paraná - Brasil

Autores

Allan Galanti Zarpelon, Marcelo Dahle de Mello, Juan Felipe Martins Filgueiras, André Vitor Souza e Silva, Rodrigo Strobel, Ana Laura Schumacher, Luiz Henrique Furlan, Carolina Gomes Gonçalves