Dados do Trabalho


Título

BEZOARES GASTROINTESTINAIS SINCRONICOS

Introdução

Bezoares são corpos estranhos impactados no trato digestivo, resultantes da ingestão e acúmulo desses, acometendo principalmente o estômago. A Tricofagia e tricotilomania podem ser observadas em conjunto com transtornos depressivos, transtornos de ansiedade e, principalmente, transtornos obsessivo-compulsivos. O tipo de bezoar frequentemente observado é o tricobezoar, que se desenvolve em conexão com a deposição capilar. A massa, composta de pêlos, acumula-se entre as dobras mucosas do estômago e se expande com o tempo. Como a taxa de expansão é lenta, os sintomas aparecem apenas muito mais tarde, na maioria dos casos. Noventa por cento dos bezoares são encontrados em pacientes mulheres. O tratamento em sua grande maioria se dá através da abordagem endoscópica e/ou cirúrgica dos pacientes.

Relato de Caso

L.F, 40 anos, procurou o pronto socorro do hospital com queixas de vômitos repetitivos, principalmente pós prandiais, sensação de plenitude abdominal, epigastralgia e emagrecimento de aproximadamente 15 quilos nos em 6 meses. Após exames clínicos e laboratoriais iniciais, foi solicitada endoscopia digestiva alta para diagnóstico diferencial. Durante o exame, evidenciado tricobezoar de grandes proporções, ocupando praticamente toda a câmara gástrica, impossibilitando a retirada via endoscópica do corpo estranho. Encaminhada à laparotomia exploradora para remoção do tricobezoar. Observado estômago com conteúdo endurecido em toda a sua extensão, através de gastrotomia em região anterior do corpo gástrico, identificado tricobezoar e realizado sua retirada completa. No sétimo dia de pós operatório, três dias após a reintrodução da dieta, paciente evoluiu com vômitos e dor abdominal. Encaminhada a paciente para realização de exame de imagem e identificado, à Tomografia Computadorizada de Abdome, presença de corpo estranho na transição íleo-cecal, com evidência por imagem de outro tricobezoar. Levada à novo procedimento cirúrgico, após análise minuciosa de todo o intestino delgado, identificado endurecimento discreto em íleo distal, próximo à válvula íleo cecal. Realizado enterotomia e exérese de corpo estranho. Necessária anastomose enterro-entérica mecânica para reconstrução do trânsito intestinal.

Discussão

O estudo tomográfico complementar do abdômen de pacientes com bezoares gástricos identificados à endoscopia digestiva alta mostra-se de vital importância para se descartar a possibilidade de corpos estranhos sincrônicos no tubo digestivo, diminuindo reabordagens cirúrgicas excedentes.


Palavras Chave

Bezoar gastrico, tricotilomania

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGA - Paraná - Brasil

Autores

Thais Fernanda Correa, Leandro Reges Perales, Leandro Peron, Fernando Aguiar