Dados do Trabalho


Título

HERNIA DE BOCHDALEK A DIREITA EM PACIENTE ADULTO: RELATO DE CASO

Introdução

A hérnia de Bochdalek é definida como um defeito congênito do forame diafragmático posterolateral, que resulta no deslocamento de vísceras abdominais para a cavidade torácica. Ela é encontrada em mais frequentemente no período neonatal e, na maioria, localizada à esquerda. Nesse caso, a observamos em paciente adulta sintomática, com localização à direita.

Relato de Caso

Paciente feminina, 29 anos, com queixa de dor em abdome superior há dois meses e piora há dois dias. Com vômitos intensos, parada de flatos e dispneia. Ao exame físico, abdome doloroso à palpação difusa, sem peritonismo. Laboratoriais com leucocitose discreta. Na tomografia computadorizada foi visualizada hérnia de Bochdalek à direita, com alças intestinais intratorácicas e sinais de sofrimento. Paciente foi submetida à videolaparoscopia com confecção de pneumotórax à direita. Identificou-se área de isquemia na transição jejunoileal, necessitando enterectomia segmentar de cerca de 100 cm de alça. Após, foi procedida plastia diafragmática com colocação de tela de polipropileno além da drenagem do pneumotórax. Foi reabordada com videolaparoscopia 2 dias após por apresentar febrícula, taquicardia e vômitos, mas o procedimento não mostrou alterações. Alta após 20 dias de internação devido a íleo paralítico prolongado e dificuldade de aceitação da dieta. Segue acompanhamento ambulatorial, com TC de controle sem sinais de recidiva.

Discussão

A hérnia de Bochdalek tem apresentação assintomática na maioria dos pacientes, mas também pode assumir quadros de urgência com obstrução ou aumento da pressão intra-abdominal. Neste caso, a paciente associou o início do sintomas com a prática de musculação. A história clínica e o exame físico muitas vezes são inespecíficos, trazendo dificuldades e atraso no diagnóstico, o que pode levar à alta morbidade. O diagnóstico padrão-ouro é TC com contraste via oral e endovenoso, que além de identificar o defeito diafragmático, aponta diagnósticos diferenciais em especial na emergência. Essa patologia é observada do lado esquerdo em 80-90% dos casos, mas, quando localizada à direita, geralmente contém fígado, intestino delgado e cólon. As técnicas de correção variam, sendo bem aceita tanto a abordagem torácica quanto abdominal (preferencial em suspeita de isquemia de órgão). As técnicas de abordagem mistas podem ser muito úteis no manejo, sendo o pneumotórax uma opção interessante. Neste caso foi utilizada uma técnica mista, com ótimos resultados.

Palavras Chave

Hérnias Diafragmáticas Congênitas; Diagnóstico Tardio; Eventração Diafragmática

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Hospital Geral de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Tulio Slongo Bressan, Alesandra Bassani, Vittoria Dreher Longo, Leonardo Teza Bernardo, Guilherme Filipe Kempf, Milena Prigol Dalfovo, Roberto Uliana Vieira, Victoria Luiza Pires