Dados do Trabalho


Título

ANALISE DA PREVALENCIA DE CANCER COLORRETAL EM FAMILIARES DE PARTICIPANTES DE CAMPANHA DE PREVENÇAO REALIZADA POR ALUNOS DE MEDICINA DO MODELO PBL

Objetivo

Avaliar a prevalência de câncer colorretal (CCR) em familiares de participantes de uma campanha de prevenção.

Método

Estudo transversal de base populacional realizado com 213 voluntários participantes de uma campanha de prevenção realizada por alunos de medicina do modelo Problem Based Learn (PBL) os quais foram avaliados ativamente por questionário estruturado.

Resultados

Dos participantes, 85,5% foram mulheres. A média de idade foi 60,7+/-14,1 anos. Dos participantes, 77% sabiam da existência do CCR. Em relação ao grau de escolaridade, 47% possuíam ensino fundamental, 30% ensino médio, 20% graduação, 2% pós-graduação e 1% não quiseram responder. No quesito familiar, quando indagados sobre a existência de casos de CCR em familiares, 14,1% responderam afirmativamente. Desses, 17% eram em tios, 17% em avós, 13% em irmãos, 13% em conjugues, 10% em pais, 14% em primos, 3% em filhos e 13% em mais do que um membro da família.

Conclusões

Houve alta prevalência de CCR em familiares dos participantes. A maioria foi verificada em avós e tios. Isso confirma a importância do rastreamento do CCR para detecção precoce e tratamento. O desconhecimento sobre a existência da doença e sua gravidade ainda é evidente tornando nítida a necessidade de campanhas para conscientização. A atuação dos estudantes de medicina, precocemente inseridos na comunidade, demonstra possibilidade de modificar essa realidade e fomentar a informação.

Palavras Chave

câncer colorretal, prevenção, rastreamento.

Área

EDUCAÇÃO MÉDICA

Instituições

Universidade de Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil

Autores

Maria Eduarda Rodrigues Souza, Marina Meneghesso Buonarotti, Laura Dias Pereira Muniz, Cristiane Gugelmin Rosa, Camilla Cunha Felten, Vinicius Magalhães Rodrigues Silva