Dados do Trabalho


Título

SARCOMA PULMONAR PRIMARIO: RELATO DE CASO OPERADO

Introdução

Os sarcomas pulmonares primários representam neoplasias raras e potencialmente agressivas. Estes devem ser diferenciados de outros tumores de pulmão malignos para uma terapêutica adequada. Seu comportamento biológico não está completamente esclarecido e o melhor tratamento consiste na remoção cirúrgica completa para conferir maior sobrevivência ao paciente. A dimensão do tumor e seu grau são fatores que interferem no prognóstico.

Relato de Caso

RFR, homem, 52 anos, empresário, durante avaliação cardiológica a radiografia de tórax mostrou massa em lobo superior esquerdo (LSE). Em dois dias evoluiu com tosse e escarros hemoptoicos. Negava tabagismo e neoplasia pregressa. O exame físico foi normal. A tomografia e o PET-TC mostraram massa volumosa heterogênea e nódulo no mesmo lobo, sem alterações mediastinais e presença de nódulos hepáticos indeterminados. Biópsias percutâneas foram realizadas no LSE e fígado. Estas mostraram hiperplasia nodular hepática regenerativa e sarcoma epiteliode no LSE. A ressonância cerebral e a espirometria eram normais. Foi submetido a lobectomia superior esquerda vídeo-assistida com linfadenectomia regional. O pós-operatório sem intercorrências. No anatomopatológico foi constatada neoplasia maligna de padrão sarcomatoide e na imuno-histoquímica foi compatível com sarcoma. O estadiamento patológico foi T2bN0M1, a metástase estava no interior do mesmo lobo. Não foi indicada quimioterapia complementar.

Discussão

O sarcoma pulmonar é um tumor pulmonar raro, as descrições sobre ele são baseadas em um número limitado de casos. A ressecção pulmonar, sempre que possível, é o tratamento de escolha.

Palavras Chave

Sarcoma pulmonar primário
Cirurgia

Área

TÓRAX

Instituições

UNIUBE - Paraíba - Brasil

Autores

ESTELA HERCOS FATURETO, MARCELO CUNHA FATURETO, GIOVANE AMUI FERNANDES, RENATA MARGARIDA ETCHEBEHERE, MARIA EDUARDA SANTOS RITT, CAMILA IZABEL CHIBA BARBOSA, MARCELA HERCOS FATURETO