Dados do Trabalho


Título

RECONSTRUÇAO DA PALPEBRA INFERIOR: APLICABILIDADE DA TECNICA DE RETALHO ZIGOMATICO-PALPEBRAL

Objetivo

Objetivo: Reconstruir defeitos da pálpebra, baseado nos pilares da restauração anatômica e funcional, pode ser um desafio ao cirurgião plástico, visto que a pálpebra é uma região facial de importância funcional e estética. O objetivo deste estudo é apresentar a utilização de uma técnica opcional para reconstruir defeitos da lamela anterior da pálpebra inferior com o uso de retalho cutâneo zigomático-palpebral, técnica desenvolvida em 1845 por Hermann Eduard Fritze, que demonstra ser uma opção versátil, segura e resolutiva afim de reconstruir a pálpebra inferior. Essa técnica revela uma alternativa excelente para peles escleroatróficas de pessoas idosas; casos de retrações por queimaduras, traumas ou associação com outros tipos de retalho; assim como em pacientes jovens sem redundância de pele palpebral superior, nas quais o uso de retalhos como o de Fricke ou Tripier são limitados.

Método

Método: O estudo mostra a indicação do retalho zigomático-palpebral em casos de ectrópio, reconstrução após ressecção de neoplasias, cobertura de enxertos cartilaginosos, retrações de queimaduras e associação com outros retalhos. Este é um retalho de transposição composto por pele e subcutâneo, randomizado. A técnica consiste no uso de retalhos locais que possuem características semelhantes à área do defeito, o que permite exequibilidade, segurança e mimetização.

Resultados

Resultados: A altura e o comprimento vertical palpebral podem ser restaurados através da utilização do retalho zigomático-palpebral para reconstrução da pálpebra inferior, o que previne e corrige o ectrópio. Os resultados imediatos e tardios são satisfatórios, bem aceitos pela equipe cirúrgica e pelo paciente tanto em quesitos estéticos quanto funcionais, pois garante-se oclusão palpebral e lubrificação ocular adequadas. A maior queixa dos pacientes operados é o edema linfático do retalho, o qual apresenta resolução espontânea com tempo médio de seis meses. A maior ressalva da literatura vem do fato de o desenho do retalho não levar em conta as subunidades estéticas da face, todavia, nesse estudo, as cicatrizes na região malar se mostraram esteticamente aceitáveis pelo paciente e equipe cirúrgica, além da restauração anatômica e funcional serem atingidas. Não foram registrados casos de infecção, hematomas, deiscência cirúrgica e demais intercorrências.

Conclusões

Conclusões: O retalho zigomático-palpebral é uma técnica alternativa que pode ser aplicada em casos específicos, como de pele escleroatrófica em idosos, onde há mínima frouxidão, para jovens com tecido palpebral superior insuficiente para reconstruir grandes defeitos e correção de ectrópio cicatricial. As principais vantagens da técnica, portanto, são a simplicidade de execução, o sangramento mínimo, a baixa morbidade de área doadora e a realização do procedimento sob anestesia local, pontos importantes diante da desafiadora tarefa de correção da pálpebra inferior nesses casos.

Palavras Chave

Pálpebras; Retalhos; Procedimentos Cirúrgicos Reconstrutivos.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA

Instituições

Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Minas Gerais - Brasil

Autores

Júlia Carmo Vilela, Manoel Pereira Silva Neto, Aluísio Gonçalves Medeiros, Luciana Rodrigues Cunha Colombo Tiveron, Marco Tulio Rodrigues Cunha, Vaneila Adrieli Padilha, João Pedro Rodrigues Pereira , Stefano Machado