Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: COLITE ISQUEMICA COM ESTENOSE E OBSTRUÇAO INTESTINAL SIMULANDO NEOPLASIA COLORRETAL

Introdução

A colite isquêmica pode se apresentar clinicamente com quadros atípicos, algumas vezes mimetizando condições como carcinoma ou estenose colônicos. Sua apresentação clássica envolve dor abdominal, podendo se associar a diarreia e hematoquesia. Raramente, pode assemelhar-se ao carcinoma colônico também em exames de imagem como tomografia computadorizada (TC) e exames endoscópicos. Quando a apresentação foge do padrão clássico da doença, passa a trazer dificuldade diagnóstica, o que pode impedir o tratamento adequado, afetando o prognóstico do paciente.

Relato de Caso

M.G.G.C, feminino, 70 anos, atendida no Hospital do Servidor Público Estadual com dor em fossa ilíaca esquerda (FIE) há 3 dias, moderada intensidade e irradiação para hipogástrio, associada a vômitos e parada de eliminação de fezes há 4 dias. Sem febre, sangramentos, alterações urinárias, ou perda ponderal. Ao exame: abdome flácido, doloroso à palpação em FIE, sem sinais de peritonite, ruídos hidroaéreos presentes. Toque retal sem alterações. Laboratório com leucocitose e elevação de PCR. TC de abdome com espessamento parietal irregular de sigmoide e reto superior promovendo redução luminal e moderada distensão líquido/gasosa das alças de cólon a montante, sugerindo processo neoplásico. Em intraoperatório encontrado segmento de sigmoide com paredes espessadas e estenosado, de coloração escurecida compatível com isquemia, sendo realizada retossigmoidectomia a Hartmann. O anatomopatológico mostrou segmento de retossigmoide com área focal de ulceração, reação inflamatória inespecífica aguda, e trombo venoso em submucosa compatível com colite isquêmica e peritonite fibrinoleucocitária. Paciente evoluiu com TEP em 5º dia de pós-operatório (PO), recebendo anticoagulação. No 18º dia PO, foi evidenciada formação de coleção heterogênea em pelve, compatível com hematoma, tratado com drenagem percutânea. Recebeu alta no 22º dia PO em bom estado geral.

Discussão

A colite isquêmica pode mimetizar um câncer colorretal em exames de imagem. O exame ideal para diagnóstico é a colonoscopia, que pode diferenciar a colite isquêmica estenosante (maioria de tratamento conservador) de uma lesão neoplásica. A laparotomia de urgência para tratamento de colite isquêmica apresenta-se com elevada mortalidade pós-operatória, devendo ser reservada para casos de obstrução total, suspeita de gangrena ou quando a possibilidade de neoplasia não pode ser descartada. Nos casos de obstrução total, torna-se importante o diagnóstico precoce, visto que um dos principais preditores de mortalidade é a demora na realização da cirurgia (>12 horas). Porém, quando há estenose sem obstrução intestinal completa, o conhecimento dessa forma de apresentação da colite isquêmica e sua boa resposta ao tratamento conservador pode evitar uma cirurgia de urgência com alta taxa de mortalidade.
Este caso ressalta a importância da colite isquêmica como diagnóstico diferencial do abdome agudo obstrutivo, para, assim, instituir o melhor tratamento para o paciente.

Palavras Chave

Colite Isquêmica, Estenose Colônica, Diagnóstico Diferencial

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

Flávia Rocha Nerone, Raul Loures, Zêmia Maria Câmara Costa Ferreira, Carolina Sabadoto Brienze, Rodolfo Fonseca Cavalhero, Emilia Virginia Lima Curvelo Fontes, Lucimara Sonja Villela de Miranda, José Francisco de Mattos Farah