Dados do Trabalho
Título
PROCESSO SELETIVO A DISTANCIA POR UMA LIGA ACADEMICA DE ANATOMIA CLINICO-CIRURGICA: MODELO DE REALIZAÇAO
Objetivo
Descrever processo seletivo de uma liga de anatomia clínico- cirúrgica em um contexto de isolamento social.
Método
O processo seletivo foi realizado em duas etapas, a primeira envolveu uma prova teórica; e a segunda, entrevista e aula expositiva. A liga disponibilizou aulas preparatórias sobre temas presentes na avaliação, composta por 18 questões, 16 objetivas e 2 discursivas de resposta curta, correspondendo a 80% e 20%, respectivamente, do valor total da avaliação. Através da plataforma Zoom, a prova era projetada e o candidato respondia as questões através do seu celular num formulário previamente disponibilizado pela liga. Assim, o candidato precisava ficar afastado do seu computador a 1m de distância, com microfone e câmeras ligados e mãos à vista. Ademais, foram disponibilizados 2,5min para cada questão objetiva e 5min para cada discursiva. No formulário, havia um espaço de feedback para os candidatos recorrerem questões caso necessário. Logo, os 21 candidatos mais bem colocados avançaram para 2ª fase, e tiveram os escores zerados. Na entrevista, eram avaliados em notas de 0-10 pela orientadora da liga e 6 ligantes, sendo a nota final a média aritmética de todos os avaliadores, compondo 50% da 2ª fase. O tema da aula foi definido pela liga e informado aos candidatos após o resultado da 1ª fase. Foram adotados como critérios de avaliação: tempo, desenvoltura, poder de síntese, conteúdo, objetividade e clareza, postura, confecção dos slides, dicção, linguagem, fluidez e criatividade. Assim, 11 ligantes avaliaram, sendo descartadas a maior e menor nota de cada candidato e feita a média aritmética das notas restantes, correspondendo a 50% da 2ª fase. Então, aprovou-se 12 candidatos com os melhores escores.
Resultados
O processo seletivo apresentou boa adesão, totalizando-se 30 participantes, diante de 48 inscritos. Considerando as notas dos participantes, a média foi, na 1ª fase, de 6,5±1,4 e, na 2ª fase, foi de 7,7±1 na entrevista, 8,3±1 na aula e 8±0,7 na média final. Por outro lado, comparando as notas dadas pelos avaliadores para cada candidato, temos um desvio-padrão que variou de 0,4-2,9 na entrevista e de 0,3-1,4 na aula.
Conclusões
O uso da tecnologia foi crucial para possibilitar a ocorrência do processo seletivo, possibilitando até mesmo a participação de pessoas que, no momento, não se encontravam em Salvador. Sem dúvidas, a liga arcou com variáveis intrínsecas ao recurso EAD: instabilidade da rede, interferências externas, infraestrutura, honestidade do candidato e menor proximidade entre avaliador-avaliado. No entanto, as variáveis foram bem conduzidas, uma vez que, ao analisar os resultados, percebeu-se notas bem distribuídas na 1ª fase, sugerindo baixo índice de desonestidade, pois esta promoveria notas uniformemente altas. Ademais, percebeu-se uma baixa variação nas notas dos avaliadores na 2ª fase, mostrando que provavelmente a utilização de critérios objetivos e bem definidos geraram uma avaliação homogênea.
Palavras Chave
Educação médica, liga acadêmica, ensino à distância.
Área
EDUCAÇÃO MÉDICA
Instituições
UFBA - Bahia - Brasil
Autores
FERNANDA MEDRADO DE SOUZA