Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES COM CANCER DE COLON NO BRASIL ENTRE 2015-2019: O ESPAÇO DA ABORDAGEM CIRURGICA

Objetivo

Definir o perfil epidemiológico dos pacientes com câncer de cólon que foram submetidos a tratamento cirúrgico.

Método

Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo sobre neoplasia maligna do cólon, considerando pacientes cirúrgicos e não cirúrgicos. Os dados foram obtidos no Painel-Oncologia do DATASUS. Foram pesquisados os seguintes indicadores epidemiológicos: sexo, faixa etária, tempo de tratamento, estadiamento e região do país, no período de Janeiro/ 2015 a Dezembro/ 2019, no Brasil.

Resultados

No período analisado foram notificados 60.392 casos de neoplasia maligna do cólon em todo território nacional, com leve predominância do sexo feminino (51.5%). A análise por faixa etária demonstrou aumento gradual dos casos a partir da 3ª década de vida (12,5%), com pico de incidência na 5ª década (28.5%), em oposição àqueles com idade inferior a 30 anos (4.7%). A duração de tratamento superior a 60 dias ficou reservada aos pacientes não cirúrgicos (92.5%), ao passo que a maioria dos pacientes tratados cirurgicamente (71.5%) necessitaram de tempo inferior a 30 dias para finalização do tratamento. Quanto à análise de notificação por região, o Sudeste (43.5%) foi responsável pela maioria dos casos de neoplasia maligna de cólon, seguido da região Sul (22.1%), Nordeste (14%), Centro-Oeste (5.5%) e Norte (2%), notificadas no período de 2015 a 2019.

Conclusões

O perfil do brasileiro com câncer de cólon é: mulher, entre 50 e 70 anos e oriunda das regiões Sul ou Sudeste do país. Esse mesmo padrão foi observado tanto entre os pacientes cirúrgicos quanto àqueles submetidos a quimioterapia e radioterapia, sendo o tempo de tratamento a única variável distinta entre os grupos: durando até 30 dias entre os pacientes cirúrgicos, e mais de 60 dias entre os não cirúrgicos.

Palavras Chave

Câncer de Cólon. Cirurgia. Oncologia. Epidemiologia.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) - Bahia - Brasil

Autores

Matheus Mascarenhas Portugal, Ana Luísa Carvalho Portilho, Camille Carneiro Lemaire, Caroline Rodrigues Fidelman, Luisa Cordeiro Rodrigues, Vitória Emanuela Santos Machado