Dados do Trabalho


Título

SUBOCLUSAO INTESTINAL POR ILEO BILIAR EM PACIENTE COM TUMOR NEUROENDOCRINO APENDICULAR – RELATO DE CASO

Introdução

Íleo biliar é definido como uma obstrução intestinal devido a impactação mecânica de cálculos biliares, desde o estômago até o reto. Para isto, os cálculos devem ser maiores que 2,5 cm de diâmetro. É uma causa rara de obstrução, responsável por 1 a 3% das obstruções intestinais em geral e por mais de 25% dos quadros em maiores de 65 anos sendo 90% do sexo feminino. 50% dos pacientes com íleo biliar tem história de calculose, porém apenas 0,3 a 1,5% dos pacientes com litíase biliar irão apresentar íleo biliar. O tratamento de escolha é a cirurgia, realizando-se enterotomia com remoção dos cálculos. Tumores neuroendócrinos (NET) originam-se de células enterocromafins, encontradas no trato gastrointestinal e sistema broncopulmonar. Predomina em pacientes jovens menores de 30 anos e em mulheres. O apêndice é o segundo local mais comum, ocorrendo em 25 a 30% dos casos. A média de idade para pacientes com tumores apendiculares neuroendócrinos é de 42 anos. A maioria é bem diferenciada e de crescimento lento. O tratamento é a apendicectomia, porém existe controvérsia sobre a necessidade oncológica de hemicolectomia direita, indicada para tumores maiores de 2 cm (maiores chances de metástases).

Relato de Caso

Caso de uma idosa de 82 anos com queixa de vômitos e diminuição do número de evacuações há 15 dias. Nega cirurgias abdominais prévias. Ao exame: abdome globoso e levemente distendido. Evoluiu com parada de eliminação de gases e fezes. No RX encontramos distensão inespecífica de alças de delgado, com nível hidro-aéreo. Na TC não evidenciamos espessamento de parede intestinal e ausência de borramento de gordura peri-alças, que sugerissem neoplasia. Não foi visualizada massa ou objeto estranho em lúmen. Realizada colonoscopia (preparo retrógrado) sem visualização de tumorações até íleo terminal. Opta-se por realizar Laparotomia exploradora: a 20 cm do íleo terminal encontra-se massa cilíndrica em lúmen intestinal, realizando-se a enterolitotomia de cálculo biliar de 3 cm x 2 cm. Evidencia-se apêndice cecal de aparência inflamatória, endurecido e com calcificação grosseira, realizou-se apendicectomia oportuna. Paciente evolui em bom estado geral. Retorna com o resultado do anatomopatológico do seu apêndice cecal com tumor neuroendócrino bem diferenciado (NET grau I), com margens de ressecção apendicular comprometida pela neoplasia. Opta-se por acompanhamento clínico, devido não desejo da mesma de operar.

Discussão

Íleo biliar é uma patologia pouco comum, porém em casos crônicos, fístulas comunicantes entéricas são comuns. O tumor neuroendócrino é raro no paciente idoso. A apendicite por tumor carcinoide é a patologia mais comum do apêndice vermiforme em pacientes idosos. A associação entre duas patologias do trato digestório como íleo biliar e NET do apêndice não é encontrada na literatura.

Palavras Chave

íleo biliar, sub-oclusão intestinal, colelitíase, abdome agudo obstrutivo, idoso, neoplasia, tumor neuroendócrino, apendicectomia

Área

VIAS BILIARES

Instituições

Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos - São Paulo - Brasil

Autores

Paula Maria Borsatti Lisboa, Raquel Caroline Paiva, Ariel Inti Penaloza Bazoberry, Ricardo Gomes Camacho