Dados do Trabalho


Título

A educação médica e seus desafios na aprendizagem remota

Objetivo

Descrever os desafios que os estudantes enfrentaram na transição para o modelo de ensino online e a sua percepção diante as novas plataformas de aprendizagem.

Método

A pandemia da COVID-19 mudou subitamente as formas de ensino e aprendizagem. Devido ao isolamento social a opção mais viável nesse período foi a educação online. A necessidade de adaptar as plataformas digitais gerou desafios para todos e permitiu a construção de um novo modelo de educação. A mudança para o ensino remoto emergencial instigou uma adaptação necessária e viável. Assim, a vivência desse contexto educacional foi a base da experiência reproduzida.

Resultados

As aulas online foram iniciadas após o decreto do período de quarentena em março de 2020. Em seguida, houve a transição para o modelo de ensino online. As aulas começaram a ser ministradas por meio de webconferências em salas virtuais. As atividades curriculares como tutorias, bate-papo e palestras, foram realizadas normalmente conforme a grade do curso. No início dessa transição houve insegurança na aprendizagem, assim como dificuldade de manter o foco nos estudos. Além disso, questões técnicas como o acesso e manuseio das plataformas digitais foram um empecilho que precisou ser superado. A organização do tempo, cansaço mental e necessidade de ter horários de estudo definidos comprometeram o eixo ensino-aprendizagem. Outro ponto importante foi a dissociação teórico-prática do ensino, devido à ausência de aulas práticas presenciais pelo início da quarentena.

Conclusões

A experiência do novo formato de ensino e aprendizagem foi um grande desafio para todos os acadêmicos. Não obstante a experiência gerou aprendizado para todos, visto que foi possível perceber o quanto recursos tecnológicos podem ajudar a ter melhor performance dentro da faculdade. Dentre as diversas vantagens, é possível citar o exemplo das palestras teóricas, em que existe a possibilidade de ter vários professores especialistas contribuindo para a discussão do tema. Além disso, outros fatores relevantes foram os aplicativos de mapas mentais, que contribuíram na consolidação da aprendizagem e, softwares de interação em que foram realizados quizzes. Isso permite o compartilhamento com os colegas e professores do conteúdo estudado, possibilitando a criação de um raciocínio crítico reflexivo sobre o que foi discutido nos objetivos de aprendizagem. Em síntese, muitas foram as adversidades encontradas na transição para a educação online. Entretanto, isso estimulou uma adaptação necessária, que fez todos crescerem diante dessa nova estratégia de ensino. Logo, houve a necessidade de encontrar uma maneira para acompanhar as aulas e construir o conhecimento, trazendo aprendizados que poderão ser utilizados no futuro da educação médica. Conclui-se que o regime de aprendizagem online permitiu a construção de um novo modelo de ensino, a descoberta de novas ferramentas de aprendizagem e a busca pela autodisciplina.

Palavras Chave

Educação médica, aprendizagem remota, desafios

Área

EDUCAÇÃO MÉDICA

Instituições

ITPAC-PALMAS - Tocantins - Brasil

Autores

Murilo Lemos Siqueira, Anny Karoline Filgueiras Sousa, Karlla Maria Euzebia Cavalcante Machado, Ana Clara Carvalho Pinto