Dados do Trabalho


Título

OS IMPASSES EM EDUCAÇAO CIRURGICA CAUSADOS PELA PANDEMIA DO COVID-19: UMA REVISAO SISTEMATICA DE LITERATURA

Objetivo

Realizar uma revisão sistemática de literatura sobre os impasses encontrados na Educação Médica no âmbito de Ensino em Cirurgia na atual pandemia ocasionada pelo COVID-19.

Método

Foi realizada uma busca nas bases de dados Scielo, Pub-Med, MedLine a partir das palavras-chaves COVID-19, educação médica, educação médica em tempos de pandemia, educação médica e COVID-19, educação cirúrgica, e ensino em cirurgia. A partir disso, foram selecionados 18 artigos publicados nos últimos cinco anos a respeito do tema para realização de uma revisão sistemática de literatura sem metanálise. Ao longo do processo foram excluídos da revisão três artigos devido à falta de conteúdo em comum com a pesquisa ou descrição não condizente como o ensino cirúrgico no Brasil.

Resultados

A preocupação com as consequências da pandemia na formação médica está presente mundialmente. Dentro das excepcionalidades e incertezas atuais é importante debater os possíveis impactos da epidemia a médio prazo para a nossa sociedade. Há um enorme desafio na adequação do processo formativo, na adequação da carga horária, no desenvolvimento de atividades práticas e das diretrizes curriculares do país. Quando se trata do ensino em cirurgia a preocupação é ainda maior. Uma situação sem precedentes dificulta o estabelecimento de ações e com isso os estagiários estão atuando em diferentes funções não relacionada à cirurgia como tentativa de cobrir lacunas e a escassez de profissionais. Além disso os estagiários atuantes no COVID-19 acabam com o treinamento cirúrgico reduzido em relação aos designados para centros de tratamentos que não sejam o COVID-19. O processo de ensino-aprendizagem de habilidades técnicas cirúrgicas apropriado depende da percepção de sua aplicação na realidade em que o aluno se encontra frente ao paciente e à situação.

Conclusões

A literatura investigada apontou diversas modificações curriculares, atualizações de programas de ensino, busca por novas metodologias. Enfim, todos os aspectos da vida foram abalados de alguma forma e a educação escolar médica não foi imune a isso. Esse vírus sobrecarregou os sistemas de saúde em todo o mundo, com vários países estabelecendo barreiras e bloqueios em todo o país, controles de fronteiras e parâmetros de distanciamento social para controlar a disseminação. Com a suspensão das atividades acadêmicas tem-se a necessidade de explorar novas opções para o treinamento acadêmico, como as plataformas de treinamento remoto. Sabendo que os estagiários são a linha de frente em muitos hospitais, é provável que os mesmos tenham suas carreiras afetadas pela crise provocada pelo surto de COVID-19. Além disso, com a suspensão das atividades acadêmicas não há garantia de que o médico formado dentro dessas condições terá vivenciado as práticas necessárias.

Palavras Chave

Educação Médica em Pandemia; Ensino Cirúrgico; Ensino Médico; Medicina e COVID-19

Área

EDUCAÇÃO MÉDICA

Instituições

Faceres - São Paulo - Brasil

Autores

Mariana Cortez Chicone, Maria Luísa Pignatari, Amanda Beatriz Lúcio Lima, Pietra Cestari Rocha, Letícia Ganança Buosi, Felipe Colombelli Pacca