Dados do Trabalho


Título

MODELO DE PROCESSO SELETIVO A DISTANCIA DE UMA LIGA ACADÊMICA: UMA PERSPECTIVA DOS CANDIDATOS

Objetivo

Relatar o resultado do feedback dos candidatos que participaram do processo seletivo (PROSEL) à distância de um liga de anatomia clínico- cirúrgica.

Método

O processo seletivo iniciou com duas aulas preparatórias para orientar os estudos e foi composto por duas fases através da plataforma Zoom®. A primeira fase foi composta por uma prova com 18 questões, objetivas e discursivas, com duração de 2,5min e 5min para cada, respectivamente. Situações excepcionais, como, problemas de conexão foram informadas à liga e avaliadas individualmente. Na segunda etapa, os candidatos ministraram uma aula com duração de 5 a 6 min e realizaram uma entrevista que avaliou personalidade e experiências dos candidatos por meio de perguntas padronizadas. Para avaliação subjetiva da experiência do PROSEL, aplicou-se um questionário com os candidatos aprovados por meio do Google Forms®, no qual foi avaliado: impressão geral das sessões preparatórias, da entrevista e do processo seletivo à distância, nível de dificuldade da avaliação, extensão da avaliação, tempo para resolução das questões, adequação dos conteúdos da avaliação e das sessões preparatórias, de modo que as respostas poderiam variar entre “ótimo”, “bom”, “regular” ou “ruim”.

Resultados

A partir dos dados coletados, 100% dos alunos classificaram como “ótimo” a impressão geral das sessões preparatórias. Além disso, 78,6% classificaram como “ótimo” e 21,4% como “bom”, a adequação dos conteúdos cobrados na avaliação em relação ao que foi abordado nas sessões, observando-se a mesma proporção para nível de dificuldade da avaliação da primeira etapa e extensão total da avaliação. Já em relação ao tempo para resolução de questões, 64,3% classificaram como “bom”, 28,6% como “regular” e 7,1% deram avaliação máxima. Quanto à impressão geral da entrevista, 71,4% dos alunos classificaram como “ótima”. Por fim, 78,6% dos os candidatos classificaram o processo seletivo a distância como “ótimo”, contra 21,4% que classificaram como “bom”. Ademais, os alunos apresentaram como dificuldades da primeira etapa a presença de um tempo padrão para responder as questões e impossibilidade de revisá-las. Acerca da aula teórica, os empecilhos foram tempo curto para ministrá-la e instabilidade de conexão, esta também foi um problema relatado para a realização da entrevista, que alguns consideraram rápida e impessoal.

Conclusões

Durante o processo seletivo, as sessões preparatórias obtiveram a melhor avaliação dos participantes. Em contrapartida, objetivando evitar a desonestidade através de possíveis consultas, o tempo disponível para realização das questões foi o maior desafio encontrado pelos candidatos. Por fim, o PROSEL à distância pode ser uma boa ferramenta para lidar com possíveis intercorrências, como o atual contexto de isolamento social que estamos vivenciando, além de estreitar o contato com os meios virtuais. Como limitação do estudo, destaca-se o fato de o questionário não ter sido respondido por todos os candidatos do PROSEL.

Palavras Chave

Educação médica, ensino a distância, formação médica.

Área

EDUCAÇÃO MÉDICA

Instituições

Universidade Federal da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

Lara Pinheiro Arenas