Dados do Trabalho


Título

A DIVERTICULITE DE MECKEL COMO UM DIAGNOSTICO INTRAOPERATORIO EM CRIANÇA: UM RELATO DE CASO

Introdução

O diagnóstico e o tratamento cirúrgico das urgências abdominais na criança exigem atenção tanto às particularidades anatômicas e metabólicas, quanto às condutas diagnósticas que assumem características próprias. A avaliação dessa patologia pode ser um desafio diagnóstico devido à dificuldade de relatar os sintomas de forma precisa, correspondendo a 5-10% das idas à emergência. Embora a maioria dos casos de dor abdominal sejam autolimitados e benignos, em 20% dos casos ela é derivada de um diagnóstico cirúrgico. O objetivo deste relato é apresentar o caso de abdome agudo em criança de seis anos, e discutir sua etiologia.

Relato de Caso

Paciente masculino, seis anos, branco, sem comorbidades, deu entrada no Hospital Estadual Getúlio Vargas, com quadro de dor abdominal intensa, em cólica, difusa, associada a náuseas e vômitos de início há um dia.Ao exame, paciente em regular estado geral e fácies de dor. Abdome flácido e doloroso à palpação profunda de hipogástrio e fossa ilíaca direita. Realizada tomografia de abdome que demonstrou distensão de alças de delgado com nível líquido em seu interior, além de tumoração ovalada, bem delimitada e com nível hidroaéreo medindo 6,2 x 4,0 cm (coleção purulenta?); apêndice cecal parcialmente visualizado e de aspecto habitual; presença de quantidade significativa de líquido livre.Laboratório apresentava-se com leucocitose sem desvio, eletrólitos e hemograma normais. Indicada laparotomia exploradora, com incisão trans umbilical mediana, e encontrada tumoração sacular, de base larga (3 cm), hiperemiada, localizada há 40 cm da válvula ileocecal, rotacionada em seu próprio eixo e com meso próprio.Identificadas alças de delgado herniando através do meso da tumoração, sem sinais de sofrimento vascular.Realizada ressecção em cunha da lesão com enterorrafia de íleo em plano único. Evolução pós-operatória satisfatória, com boa aceitação de dieta e alta hospitalar no nono dia, encontrando-se em seguimento ambulatorial. Laudo histopatológico da lesão demonstrou Divertículo de Meckel associado a processo inflamatório.

Discussão

No contexto de apendicite aguda em crianças, a diverticulite de Meckel é o diagnóstico diferencial mais relevante. Embora em sua maioria assintomático, em 4-6% dos casos pode evoluir com complicações, sendo a obstrução a segunda mais comum. Durante a cirurgia, portanto, foi encontrado um divertículo de Meckel em curso de processo inflamatório, torcido em seu próprio eixo e originando uma hérnia interna, o que justifica o quadro clínico acima descrito.A impressão tomográfica de abscesso intra peritoneal pode ter sido confundida pela presença de grande quantidade de liquido de alta densidade no interior do mesmo. O tratamento é sempre cirúrgico e, embora a técnica mais utilizada seja ressecção ileal segmentar com anastomose término-terminal, a diverticulectomia simples em cunha pode ser utilizada quando não há envolvimento de alças adjacentes.

Palavras Chave

Divertículo de Meckel; Apendicite aguda; Hérnia interna; Abdome agudo; Pediatria;

Área

CIRURGIA PEDIÁTRICA

Instituições

Hospital Estadual Getúlio Vargas - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Natália de Oliveira Duarte Diniz, Juliana Werneck Raposo, Ana Lúcia Moreira Rodrigues, Marcelo de Ávila Trani Fernandes, Vinicius de Freitas Marques, Flora Rocha Rebello, Beatriz Lopes Silva