Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO ENDOVASCULAR DA SINDROME DE COMPRESSAO DA VEIA ILIACA (MAY-THURNER)

Introdução

A síndrome de compressão da veia ilíaca, também conhecida como síndrome de May-Thurner, caracteriza-se por uma variação anatômica na qual há compressão da veia ilíaca esquerda pela artéria ilíaca direita, causando estresse mecânico pela pulsação da artéria sobre a veia contra a vértebra lombar. Nesse contexto, é comum o surgimento de dor, edema e varizes unilaterais, bem como a predisposição à trombose venosa profunda. Será discutido, então, a abordagem endovascular desta condição.

Relato de Caso

Paciente feminina, 21 anos, sem comorbidades prévias procura atendimento devido quadro de dor significativa em membro inferior esquerdo que ocorre desde os 18 anos, com edema que piora ao longo do dia e surgimento de varizes em membro inferior esquerdo (MIE). Ao exame, apresenta aumento circunferencial do MIE em relação ao contra-lateral, telangiectasias e varizes de pequeno calibre, associada a edema difuso, com panturrilhas sem sinais de empastamento. Todos os pulsos são palpáveis e de boa amplitude. Foi realizado Ecocolordoppler do MIE, evidenciando perviedade das veias femoral comum, profunda e superficial, paredes venosas espessadas e refluxo moderado. O índice de velocidade máxima da veia femoral comum esquerda em relação à direita foi de 0,74. A Angiorressonância mostrou compressão da veia ilíaca comum esquerda pela artéria ilíaca comum direita, determinando acentuada redução do calibre venoso. Em virtude dos sintomas apresentados interferirem os afazeres diários, optou-se pelo tratamento cirúrgico cuja técnica aplicada foi a angioplastia venosa por balão e colocação de stent. Primeiramente, foi realizada a punção de ambas as veias femorais e realização de flebografia de controle, que mostrou intensa circulação colateral em veia ilíaca comum esquerda. Após identificação da lesão, foi realizada a venoplastia progressiva com balões de 15x60mm e 18x60mm para manutenção da perviedade do sistema venoso. Ao término do implante do stent em veia ilíaca comum esquerda, foi realizado flebografia de controle que evidenciou a manutenção do fluxo venoso em ambas as veias ilíacas e diminuição imediata da circulação colateral, demonstrando a efetividade do procedimento. A paciente evoluiu sem intercorrências e segue assintomática após quinze meses da realização do procedimento.

Discussão

Esse relato evidencia a relevância da cirurgia endovenosa no tratamento da Síndrome de May-Thurner, como um procedimento pouco invasivo capaz de reverter totalmente o quadro da paciente, com melhora significativa de sua qualidade de vida.

Palavras Chave

SÍNDROME DE COMPRESSÃO DA VEIA ILÍACA
SÍNDROME DE MAY-THURNER
ABORDAGEM ENDOVASCULAR

Área

CIRURGIA VASCULAR

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Evandro Cezar Cianflone Filho, Paulo Eduardo Ocke Reis, Cássio Destefani Lopes, Jan-Peter Correia Sousa Périssé, Lucas Natã Lessa e Silva, Neves Alves Ferreira Neto, Pedro Henrique de Morais Luvizotto, Tainara Torres Da Costa