Dados do Trabalho


Título

TERAPIA POR PRESSAO NEGATIVA-CURATIVO A VACUO DE BAIXO CUSTO NO TRATAMENTO DA DEISCENCIA DE FERIDA OPERATORIA EM PACIENTE DIABETICO.

Introdução

Deiscência é uma complicação grave na cicatrização da ferida operatória (FO), descrita como ruptura da sutura com separação das bordas sem a protrusão de órgãos. Aumenta internação hospitalar, taxas de morbi-mortalidade e custos, sendo um entrave para o sistema de saúde.
O curativo a vácuo (VAC) ou terapia por pressão negativa (TNP) promove a formação de tecido de granulação e perfusão, reduz edema e remove exsudato.
Objetivo: Relatar caso de tratamento de deiscência de FO de paciente diabético em pós-operatório de hernioplastia incisional com uso de TNP de baixo custo pelo serviço de Cirurgia Geral – FEMA/Santa Casa de Misericórdia de Assis.

Relato de Caso

B.P., masculino, 60 anos, diabético, em 10/02/2020 foi submetido a hernioplastia incisional com tela de polipropileno em região mediana de abdome e internado em 05/03/2020 por deiscência parcial de FO com exposição da tela, em bom estado geral, afebril, corado, hidratado, com abdome globoso e cicatriz xifopúbica com deiscência parcial de FO supra umbilical e umbilical com tela exposta, fibrina e hiperemia, sem secreções, ruído hidroaéreo presente, indolor à palpação, sem sinais de irritação peritoneal.
Foi prescrito Ciprofloxacina, realizado três limpezas de FO (Cefazolina diluída em solução fisiológica) e confecções de VAC de baixo custo com intervalo de 48 a 72 horas entre as abordagens.
O VAC foi produzido colocando-se esponjas das escovas de assepsia (sem clorexidina) sobre a deiscência, coberta por plástico transparente recortado de bolsa coletora de urina, estéril, acoplado ao tubo extensor da bolsa no sistema de vácuo hospitalar, fixando e vedando o curativo com fita cirúrgica microporosa e esparadrapo estéreis. A aspiração foi contínua entre 100-150 mmHg.
Na última abordagem realizou-se desbridamento, reavivamento das bordas e sutura de pele com fio polipropileno 2.0, pontos Donatti. Recebeu alta após 13 dias de internação. Retirou pontos 19 dias após a alta com evolução satisfatória da cicatrização, sem nova deiscência.

Discussão

Neste relato foi utilizado pressões negativas entre 100 e 150 mmHg baseado em protocolos de TPN que usam em torno de -120mmHg. Constatamos que a aplicação tópica de antibiótico diluído em soro fisiológico foi benéfica na cicatrização da FO, reforçando os achados da eficiência do uso de fluidos locais.
Silva e Crosseti apresentaram tempo médio de cicatrização entre 7 e 49 dias, e Simão et al. entre 7 e 21 dias, assim como nesse estudo em que o fechamento da ferida ocorreu em 30 dias.
O curativo foi composto por materiais de uso cotidiano, com baixo custo frente às opções disponíveis no mercado e ao próprio tratamento habitual. Em estudo de 2014, os gastos com a TPN convencional chegaram a ser 6,5 vezes menores.
O desfecho positivo observado possibilita desenvolvimento desta terapia no serviço em que ocorreu, reduzindo os gastos públicos, com melhor resolutividade na cicatrização de feridas, aumentando a qualidade de vida dos doentes.

Palavras Chave

Deiscência; Curativo a Vácuo; Terapia por Pressão Negativa

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Fundação Educacional do Município de Assis - FEMA / Santa Casa de Misericórdia de Assis - São Paulo - Brasil

Autores

Felipe Costa Vicente, Carolina Serapião Grejo, Leticia Vieira Rezende, Luis Rodolfo de Andrade Silva, Mariana Beatriz do Nascimento, Paula Chacon Saade, Victoria Ferracini Bezerra, Marcelo Gonçalves Ferreira