Dados do Trabalho


Título

CISTOADENOCARCINOMA DE APÊNDICE : RELATO DE CASO. APPENDIX MUCINOUS CYSTADENOCARCINOMA : A CASE REPORT.

Introdução

Mucocele do apêndice (MA) é uma lesão rara do apêndice cecal, caracterizada pelo acúmulo de secreção mucoide em sua luz, sendo diagnosticada em menos de 0,5% das apendicectomias. 25% dos pacientes são assintomáticos. Nos sintomáticos, o quadro clínico é inespecífico e variável, sendo a dor abdominal, o sintoma mais comum da MA. Embora rara, a MA é um importante diagnóstico diferencial da apendicite, uma vez que apresenta alto potencial de complicações letais, dentre elas, o pseudomixoma peritoneal, situação na qual há disseminação e implantação peritoneal do conteúdo mucoide resultante da ruptura iatrogênica ou espontânea do apêndice. O tratamento padrão para a MA é a hemicolectomia direita.

Relato de caso

Paciente idosa procurou serviço de pronto atendimento com histórico de dor em flanco direito e fossa ilíaca direita há 5 semanas, com piora nas duas últimas . À admissão, referia anorexia e náuseas associadas à dor. O diagnóstico pré operatório de MA foi sugerido pelos aspectos observados em Tomografia Computadorizada de Abdome e Pelve : Aumento do calibre do apêndice cecal, coexistente à densificação da gordura mesentérica circundantes. A paciente foi submetida a Laparotomia Exploradora e hemicolectomia direita com anastomose ileotransversa latero-lateral manual . O laudo histopatológico revelou tratar-se de um cistoadenocarcinoma de apêndice cecal moderadamente diferenciado, invasivo, com áreas mucoprodutoras.

Discussão

O diagnóstico pré operatório de MA é raro, uma vez que os pacientes sintomáticos possuem quadro clínico semelhante à apendicite aguda. Neste contexto, os exames radiológicos, apesar de não possuírem alta especificidade, podem sugerir o diagnóstico pré operatório e auxiliar na escolha de técnicas cirúrgicas que diminuam o risco de complicações letais, como o pseudomixoma peritoneal secundário à ruptura iatrogênica do apêndice. Outrossim, o diagnóstico pré cirúrgico evita a realização de apendicectomias isoladas em pacientes com MA, diminuindo assim, a chance de disseminação neoplásica para o peritônio.

Palavras Chave

Mucocele; Apêndice; cistoadenocarcinoma mucinoso.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

IAMSPE - São Paulo - Brasil

Autores

Thais Rodrigues Roseno, Nataliê Almeida Silva, Maria Beatriz Alves dos Santos Medrado, José Francisco de Mattos Farah, Margareth da Rocha Fernandes