Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DAS COMPETENCIAS DE ESTUDANTES DE MEDICINA DE ALAGOAS NA REALIZAÇAO DE ACESSOS VENOSOS CENTRAIS.

Objetivo

Avaliar as competências adquiridas pelos estudantes de habilidades cirúrgicas do 7º período do curso de medicina do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL para a realização de acessos venosos centrais.

Método

Foi realizado um estudo de coorte longitudinal com 22 estudantes, alunos da disciplina de Habilidades Cirúrgicas II do curso de medicina do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL no período que foi de outubro de 2019 a novembro de 2019. Após exposição dos objetivos do trabalho e leitura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, os estudantes candidatos que aceitaram participar, responderam um mesmo questionário específico em dois momentos: 1- antes da primeira aula acerca do tema, abordando apenas o conhecimento prévio acerca dos seguintes temas: anatomia do sistema vascular cervical e torácico, além das indicações, contraindicações, técnica e complicações dos acessos venosos centrais. 2- Imediatamente após as experiências educacionais (aula teórica e prática). Cada questionário foi numerado e correspondeu a um participante da pesquisa.

Resultados

A aplicação de um questionário pré-formatado foi feita no momento que antecedia o início da abordagem ao tema de acesso venoso central na disciplina, ou seja, os alunos utilizaram apenas o seu conhecimento prévio para tal aplicação. Pode-se observar uma média de 7,24 (40,22%) acertos por discente neste primeiro momento. Já o segundo momento deu-se após o momentos educacionais previstos conforme a ementa da disciplina: aulas teóricas em formato de metodologia ativa e aulas práticas em ambiente de simulação com manequins. Assim , foi obtida uma média de 12,86 (64,32%) acertos por aluno. Consegue-se observar, então, o ganho em relação ao tema com deslocamento do aprendizado que ultrapassa 20% a linha de base (primeiro momento).

Conclusões

Diante do exposto, constatou-se que após a discussão e o treinamento prático, as avaliações das competências adquiridas pelos alunos da disciplina de habilidades cirúrgicas obtiveram uma evolução favorável na curva de aprendizagem do procedimento exercitado devido a compreensão mais aprofundada nos tópicos acerca do tema: anatomia vascular, indicações, contraindicações, princípios de assepsia e antissepsia, técnica e complicações do procedimento.
Com a realização da pesquisa, confirmou-se o progresso no desenvolvimento da formação dos acadêmicos, devido à comprovação com o aumento da média de acertos por universitário, através da aplicação de dois questionários no laboratório de habilidades cirúrgicas do Centro Universitário Tiradentes, antes e após a intermediação cognitiva e funcional.
O deslocamento educacional do grupo em relação ao tema abordado foi importante, com uma média dentro do esperado e aceitável. Acreditamos que estudos com maior número de participantes venham a contribuir de forma mais robusta para pesquisas posteriores.

Palavras Chave

Acesso venoso, Habilidades cirúrgicas, Competências adquiridas

Área

EDUCAÇÃO MÉDICA

Instituições

UNIVERSIDADE TIRADENTES - Alagoas - Brasil

Autores

ANA CAROLINA PASTL PONTES, MARINA UMBELINO DE FRANCA TZZI, MICKAEL LUCAS DE MOURA FELIX, JOSE LUCIO MARTINS MACHADO