Dados do Trabalho


Título

MANEJO CIRURGICO DOS INSULINOMAS PANCREATICOS

Objetivo

Avaliar estratégias cirúrgicas para o tratamento de insulinoma.

Método

Revisão integrativa, com busca eletrônica de publicações científicas na base de dados Medical Literature and Retrieval System Online (MEDLINE), disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os descritores utilizados, disponíveis no Health Science Descriptors / Medical Subject Headings (DeCS/MeSH), foram “insulinoma”, “pancreatic” e “enucleation”.

Resultados

As opções de intervenção cirúrgica para o insulinoma, são a excisão local dos tumores ou ressecção segmentar do pâncreas, dependendo das características macroscópicas e histológicas do tumor. A enucleação é o método de escolha (56%) no caso de lesões menores que 2 cm, superficiais, benignas, isoladas, com distância entre o tumor e o ducto pancreático principal ≥ 3 mm (sem estenose ou dilatação focal) e, principalmente, se localizadas na cabeça do pâncreas. A ultra-sonografia intraoperatória deve ser utilizada para localizar o ducto de Wirsung, evitando, assim, sua lesão, o que obrigaria à realização de pancreatectomia. Novas vias cirúrgicas, como a videolaparoscopia em que utilizando a mesma técnica de localização e exérese da lesão empregada na cirurgia convencional, porém com caráter menos invasivo, ou a assistida por robô que fornece os benefícios duplos de uma técnica minimamente invasiva e conservação do parênquima pancreático em pacientes selecionados, propiciam melhor recuperação e diminuição da incidência de complicações no pós operatório. Na síndrome de neoplasia endócrina múltipla I, por serem, em geral, múltiplas e de difícil identificação é mais realizada pancreatectomia subtotal. Deve-se optar por ressecções mais amplas quando houver suspeita de lesão maligna, respeitando-se os princípios oncológicos.

Conclusões

A cirurgia é o único tratamento potencialmente curativo. A decisão terapêutica deve ser baseada nas características tumorais, estadiamento, comorbidades e associação com NEM-1. As enucleações devem ser utilizadas, quando possível, de preferência às ressecções pancreáticas nas lesões benignas, no sentido de reduzir a incidência de complicações no pós operatório.

Palavras Chave

Insulinoma, pâncreas, cirurgia, enucleação.

Área

PÂNCREAS

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba - Paraíba - Brasil

Autores

Fernanda de Lourdes Lira Correia Araújo, Paloma Oliveira Matos, Tobias Sampaio de Lacerda, Beatriz Beniz Alves Caldeira, Luana Ferreira Leite Araújo, Vinicius Vieira Leandro da Silva, Emilly Gomes Couto Figueiredo, Maria Eduarda Pinheiro Santos