Dados do Trabalho


Título

ANALISE DA PERCEPÇAO DOS PARTICIPANTES SOBRE FATORES DE RISCO RELACIONADOS AO CANCER COLORRETAL. RELATO DE UMA CAMPANHA DE PREVENÇAO REALIZADA POR ALUNOS DE MEDICINA DO MODELO PBL

Objetivo

Avaliar a percepção dos entrevistados sobre os fatores de risco para CCR, em uma campanha de prevenção.

Método

Os dados foram coletados durante uma campanha de prevenção. Utilizou-se um questionário previamente estruturado, aplicado ativamente. A execução contou com participação de alunos do curso de medicina do modelo Problem Based Learn (PBL).

Resultados

Dos 214 participantes, 87,9% eram mulheres e 12,15%, homens. A idade média foi 60,7 +/-14,1 anos. A escolaridade prevalente revelou-se ensino fundamental incompleto (46,3%). Os participantes foram questionados sobre 12 fatores de risco para CCR, sendo 5 modificáveis e 7 não-modificáveis. O fator mais assinalado dentre todos foi “Dieta” (58,4%) e o menos, “Raça” (14,5%). Com relação a idade, os participantes acima de 50 anos consideraram pelo menos 3 fatores em 51,8% dos modificáveis e em 33,1% dos não-modificáveis. Já os com idade inferior a 50, consideraram 52,1% e 43,8%, respectivamente.

Conclusões

Apesar de possível a prevenção por meio do controle de fatores modificáveis e diagnóstico precoce através do rastreamento por colonoscopia, o CCR incide entre as três neoplasias malignas mais relevantes no Brasil. Isso pode relacionar-se à percepção dos fatores de risco, sugerindo a necessidade de acesso ao conhecimento das formas de prevenção, bem como de rastreamento precoce. A atuação dos estudantes de medicina na instrução da comunidade demonstra uma possibilidade de modificar o perfil epidemiológico assistido, visando reduzir morbimortalidade e melhorar qualidade de vida.

Palavras Chave

Câncer colorretal, prevenção, fator de risco

Área

EDUCAÇÃO MÉDICA

Instituições

Universidade de Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil

Autores

Caroline Jacomini Francisco , Ana Beatriz Franco Tortorello, Laura Dias Pereira Muniz, Cristiane Gugelmin Rosa, Camilla Cunha Felten, Vinicius Magalhães Rodrigues Silva