Dados do Trabalho


Título

ANALISE DA PERCEPÇAO DOS PARTICIPANTES SOBRE A REALIZAÇAO OU NAO DE COLONOSCOPIA COMO PREVENÇAO DO CANCER COLORRETAL. RELATO DE UMA CAMPANHA DE PREVENÇAO REALIZADA POR ALUNOS DE MEDICINA DO MODELO PBL

Objetivo

Avaliar a percepção dos participantes quanto a realização da colonoscopia como rastreio do CCR.

Método

Foi aplicado um questionário contendo 8 perguntas a 213 participantes (26 homens e 187 mulheres, com idade entre 21 e 95 anos) de uma campanha de prevenção realizada por alunos do curso de medicina, cuja modalidade de ensino é Problem Based Learning (PBL).

Resultados

Os resultados indicam que a maioria dos participantes (83%) não sabiam sobre os métodos de prevenção do CCR e que a pequena parcela dos entrevistados que já realizou o exame de colonoscopia (20%) o fez com média de idade de 59,42 anos. Entre aqueles que realizaram colonoscopia, os resultados obtidos foram na maioria normais (82,5%). Quando questionados sobre o desejo de realizar o exame para a prevenção, a maioria (56%) concordou. Porém, os outros participantes ainda julgaram desnecessário ou não desejaram.

Conclusões

Constatou-se que o nível de informação sobre a colonoscopia como método de prevenção do CCR ainda é escasso, o que evidencia a necessidade de implementar campanhas e medidas educativas acerca da doença e sua prevenção. A participação dos estudantes de medicina, precocemente inseridos na comunidade, pode estimular isso.

Palavras Chave

Câncer colorretal, prevenção, colonoscopia

Área

EDUCAÇÃO MÉDICA

Instituições

Universidade de Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil

Autores

Laryssa Emanuelly Silva, Kelly Gomes Santos , Laura Dias Pereira Muniz, Cristiane Gugelmin Rosa, Camilla Cunha Felten, Vinicius Magalhães Rodrigues Silva