Dados do Trabalho


Título

TAR - TRANSVERSUS ABDOMINIS RELEASE - INTERVENÇAO ROBOTICA

Objetivo

Objetiva-se com esse trabalho realizar uma revisão de literatura e comparar os resultados cirúrgicos do reparo de hérnias ventrais realizados pela TAR aberta e TAR por robótica.

Método

Trata-se de uma revisão sistemática após a seleção de 7 artigos científicos encontrados no banco de dados do PubMed, na língua inglesa, através da busca com as seguintes palavras chaves: transversus abdominais release, robotic, hernia.

Resultados

A técnica cirúrgica Transversus Abdominis Release (TAR) foi criada para a correção de defeitos complexos da parede abdominal. Demonstra-se ser uma excelente opção, diminuindo o grande problema de outras técnicas de separação posterior: a atrofia do músculo reto abdominal, a secção do nervo do músculo e uma consequente flacidez no permanente no abdome. Ademais, a TAR demonstrou melhora na função da parede abdominal, da incidência lombalgia pós-operatória e, assim, melhor qualidade de vida nos pacientes submetidos à cirurgia. O seu uso não se limita ao reparo de hérnias ventrais, expandindo sua realização em pacientes com hérnias incisionais em receptores de transplantes de fígado e rins, pacientes com hérnia paraestomal e pacientes com grandes defeitos abdominais.
A técnica permite sua realização por cirurgia robótica, sendo capaz de oferecer uma reparação durável com poucas complicações da ferida, menor taxa de infecção do sítio cirúrgico e menor tempo de internação com relação à TAR aberta. O uso do robô, permitiu menores incisões, um menor sangramento cirúrgico, menos complicações sistêmicas, e a identificação de processos herniários que não poderiam ser percebidos pela via cirúrgica aberta. Um dos grandes desafios da cirurgia de correção de hérnias ventrais é a queixa dor a longo prazo pelos pacientes. Como o robô permite a realização de movimentos mais precisos, a lise de aderências, a realização de suturas com uma tensão ideal e um posicionamento da tela com melhor adaptação, os pacientes queixam-se menos de dor, apesar de um maior tempo cirúrgico no reparo por via robótica. Entretanto, o robô não compensa a falta de conhecimento anatômico ou uma técnica mal executada realizada pelo cirurgião, e suas complicações podem ser semelhantes da abordagem de TAR pela via aberta.
Há uma escassez de literatura, estudos prospectivos e randomizados sobre a técnica. Faz-se sua realização necessária para antes de determinar se TAR assistida por robótica beneficia verdadeiramente doentes com relação ao reparo aberto, pois seu tratamento ainda é um desafio para os cirurgiões.

Conclusões

Ao comparar a cirurgia com uso do procedimento TAR aberta e robótica, verificou-se que a intervenção robótica tem vantagens significativas. Porém, quando comparada a taxa de recorrência, ela não teve uma redução significativa. Conclui-se então, que a experiência no uso da cirurgia robótica para realizar TAR na correção de defeitos complexos da parede abdominal mostrou-se um procedimento viável, mas que necessita da realização de novos estudos para complementar estes resultados.

Palavras Chave

transversus abdominais release, robotic, hernia

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil

Autores

Ana Luísa Malta Dória, Marcelle Baracuhy Sodré de Melo, Vinicius Vieira Leandro da Silva, Giordanny Alencar de Sousa Silva, Letícia Lacerda Burity, Luana Ferreira Leite Araújo, Max Matias Marinho Júnior, Paloma Oliveira Matos