Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: MESOTELIOMA MALIGNO DE PLEURA

Introdução

O mesotelioma maligno é um tipo de tumor difuso de pleura, com origem em revestimentos de mesotélio.

Relato de caso

A.F.A., sexo masculino, 68 anos, técnico eletrônico. Queixava-se de dor e inchaço na axila direita. Referia dispneia aos grandes esforços que progrediu para repouso. Referiu inapetência e perda ponderal de 4Kg em 75 dias. Exame físico: taquipneico, frêmito tóraco-vocal diminuído no terço médio do lado direito, o qual também se apresentava submaciço e com murmúrio vesicular diminuído. Massa na axila direita com margens regulares e consistência mole. Em exames de imagem, evidenciou-se massa infiltrativa na parede torácica direita, estendendo-se aos planos musculares e acometimento multifocal do espaço pleural costal e da pleura mediastinal. Identificou-se formação ovalada sólida no mediastino visceral, de natureza indeterminada.
Realizou-se a toracectomia, com decorticação pulmonar, pleurectomia, pleuroscopia, pleurodese e toracostomia com drenagem pleural fechada em hemitórax direito. A análise anátomo-patológica concluiu o diagnóstico de mesotelioma maligno epitelioide. Prosseguiu-se com tratamento quimioterápico específico e, se comparadas a imagem atual e a inicial, nota-se marcada redução da massa torácica e do acometimento pleural, além de estabilidade das dimensões da lesão paracardíaca esquerda, inferindo naturezas distintas das lesões.

Discussão

O mesotelioma é um tumor maligno agressivo do mesotélio. Há uma forte associação com a exposição às fibras de amianto. Normalmente, os pacientes apresentam dispnéia e dor torácica. Derrames pleurais são vistos na maioria dos pacientes. Até 25% dos pacientes têm doença metastática no momento da apresentação se estadiados com FDG - PETCT. Existem três tipos histológicos de mesotelioma: epitelial, misto e sarcomatóide. O tratamento multimodal teve algum impacto em subgrupos favoráveis, com pneumonectomia extrapleural associada a quimioterapia adjuvante e radioterapia. O prognóstico é ruim, com sobrevida global mediana sem tratamento de 4-12 meses. Em subgrupos favoráveis de pacientes, a sobrevida de 5 anos pode ser alcançável, no entanto, a média de sobrevida é de aproximadamente 18 meses.

Palavras Chave

Mesotelioma; neoplasia torácica; cirurgia torácica

Área

TÓRAX

Instituições

Hospital Beneficiência Portuguesa - São Paulo - Brasil

Autores

Leonardo Ryo Sonohara, Marcelo Ferraz Sampaio, Larissa Berretta Guimarães