Dados do Trabalho


Título

PERFURAÇAO INTESTINAL EM PACIENTE COM DIAGNOSTICO DE COVID: UM RELATO DE CASO

Introdução

A literatura atual traz em evidência os sintomas respiratórios e suas complicações causadas pelo novo coronavírus. Entretanto, há de se considerar manifestações gastrointestinais como náuseas e vômitos, diarreia persistente e dor abdominal. A incidência desses achados ainda permanece incerta, alguns autores reportam uma frequência de até 5%.

Relato de Caso

Paciente, feminina, 69 anos em pós operatório de laparotomia exploradora com enterectomia de urgência devido hérnia incisional estrangulada realizada neste serviço, em 16/05/2020, retorna no 24° dia de pós operatório com relato de mal estar geral, dor abdominal em região de ferida operatória, diarreia, hipotensão e febre. Ao exame físico, na admissão, apresentava-se hemodinamicamente instável, com PA: 87x58mmHg e FC 127, hipocorada, confusa, com abdome doloroso a palpação difusa, sem sinais de peritonite. Após avaliação, indicada nova laparotomia exploradora em 21/06, com drenagem de seroma e não evidenciado coleção intra-abdominal. Os achados intraoperatórios incluíam apenas aderências firmes de delgado entre si, bexiga e peritônio, enteroanastomose integra, alças intestinais viáveis, sem pontos de isquemia ou perfuração. Paciente prosseguiu sem melhora clínica evoluindo no dia 28/06 com quadro de dor torácica e abdominal, vômitos, diarreia persistente e dessaturação. Solicitado, sorologias, dentre elas Citomegalovírus (IgM e IgG positivos) e PCR detectado para COVID-19. Realizado tomografia computadorizada (TC) de abdome sem novos achados e sem evidência de pneumoperitônio. TC de tórax evidenciava tênues opacidades em vidro-fosco com menos de 25% de acometimento pulmonar. Transferida para leito de isolamento COVID e em 08/07 apresentou deiscência de feriada operatória, associado a vômitos e dor abdominal, realizada nova TC de abdome com evidência de moderado pneumoperitônio. Submetida a laparotomia exploradora de urgência com achado no intraoperatório de perfuração em alça de delgado a 130 cm do ângulo de Treitz. Anatomopatológico com confirmação de perfuração de 2,7x2,5cm em segmento ressecado e imuno-histoquímica negativa para pesquisa de citomegalovírus. Paciente encaminhada para Unidade de Terapia Intensiva com deterioração clínica, incluindo insuficiência respiratória com necessidade de IOT e instabilidade hemodinâmica, refratárias as medidas de suporte, evoluindo para óbito em 16/07.

Discussão

Em relação a infecção pelo novo coronavírus, a literatura é escassa em atribuí-la como um possibilidade de causa de perfuração intestinal. Neste presente caso foram descartadas as causas mais comuns, sugerindo uma correlação entre a infecção por COVID-19 e a perfuração intestinal. Há relatos que esta infecção tenha um possível tropismo pelo trato gastrointestinal e possa estar diretamente relacionada a insulto a células intestinais. Diante de uma doença nova, nota-se a necessidade da avaliação das manifestações gastrointestinais e suas potenciais complicações graves, incluindo a possibilidade de perfuração intestinal.

Palavras Chave

ABDOME AGUDO; PERFURAÇÃO INTESTINAL; COVID-19

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

HOSPITAL ESTADUAL VILA ALPINA - São Paulo - Brasil

Autores

Mario Luiz Quintas, Jessyca Resende Colombo, William Marchelli Vilela Costa, Suelen Magdalena de Stefani, Gabrieli Melissa Oissa, Marcela Ferrari Borges Leal, Carlos Miguel Cunha Abrão de Oliveira