Dados do Trabalho


Título

HERNIA DE AMYAND: UM RELATO DE CASO

Introdução

Diz-se por hérnia de Amyand toda herniação do apêndice cecal para o canal inguinal, esteja ele íntegro ou com sinais de inflamação/infecção. Tal patologia corresponde a 1% de todas as hérnias da parede abdominal encarceradas. É três vezes mais comum em crianças do que em adultos, devido à patência do processo vaginal, com ligeiro predomínio no sexo masculino. Hérnia encarcerada e apendicite são duas das patologias cirúrgicas mais frequentemente encontradas na emergência, no entanto, o quadro conjunto é bastante raro.

Relato de Caso

JFS, sexo masculino, 72 anos, foi admitido no Hospital Geral Ernesto Simões Filho (Salvador-BA) em 28/11/2018. O doente apresentava queixa de massa endurecida em região inguinal direita há cerca de 30 dias e parada das dejeções há 4 dias. Foi solicitada ultrassonografia de abdome total, laudada como: volumosa hérnia de parede abdominal ínfero-lateral direita com extensão à região inguinal ipsilateral com conteúdo intestinal de paredes espessadas e hipoperistalse, suspeitando de hérnia encarcerada. Realizada tomografia de abdome superior e pelve com contraste que conclui: volumosa formação expansiva de contornos irregulares, multisseptada e com áreas de degeneração, medindo 9,0x6,3cm, região hipogástrica, à direita da linha média. A referida lesão tem componente intraperitoneal em contato com alças intestinais. Realizada cirurgia no dia 29/11, descrita: incisão em região inguinal direita; Identificada destruição de planos musculares por necrose e coleção purulenta; Realizada laparotomia mediana xifopúbica para ampliação de cavidade abdominal; Identificado líquido purulento, destruição do peritônio e planos musculares, além de apêndice cecal roto, necrosado e com base íntegra adentrando canal inguinal, aderido à região com bloqueio omental; Realizada lise de aderência, apendicectomia e omentectomia; Invaginação do coto do apêndice com sutura em dois planos; Optado por não colocar tela de polipropileno, realizada síntese primária em dois planos da inguinotomia e de incisão mediana; Realizada dermossíntese.

Discussão

A apendicite na hérnia de Amyand é devido a compressão extraluminal do mesmo (contração dos músculos da parede abdominal com redução do fornecimento sanguíneo) e pode imitar a síndrome da apendicite ou da hérnia inguinal encarcerada. A hérnia de Amyand se mostra uma patologia de difícil diagnóstico pré-operatório, como visto no caso, porém, mais recentemente, a ultrassonografia e tomografia computadorizada mostraram-se alternativas para diagnóstico precoce. A apendicectomia por herniotomia com reparo de hérnia primária é o tratamento ideal, em contraste com a laparotomia mediana inferior, que deve ser reservada em casos de complicações. Como o caso se revelava como hérnia de Amyand com infecção peritoneal evidente, a opção pela laparotomia mediana exploradora com apendicectomia seguida de herniorrafia primaria sem tela se mostrou a mais adequada e concordante com a literatura vigente.

Palavras Chave

Hérnia; Apêndice; Laparotomia.

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

HOSPITAL ERNESTO SIMÕES FILHO - Bahia - Brasil

Autores

João Pedro Silva Santos, Caio Figueirêdo de Sousa, Carolina Martínez de Sant'Anna, Leonardo Cunha