Dados do Trabalho


Título

INTUSSUSCEPÇAO SECUNDARIA A TUMOR ESTROMAL GASTROINTESTINAL: APRESENTAÇAO RARA EM PACIENTE EPIDEMIOLOGICAMENTE ATIPICO

Introdução

A intussuscepção intestinal em crianças é uma condição comum e muitas vezes benigna. Já nos adultos é uma patologia rara, com incidência de 2-3 a cada 1.000.000 por ano. É a causa de apenas 1% das obstruções intestinais em adultos. Ao contrário do que ocorre nas crianças, nos adultos diversas condições podem atuar como ponto inicial, tais como pólipos, neoplasias benignas (p.ex. lipomas), divertículos colônicos, divertículo de Meckel, estenoses e neoplasias malignas. Os tumores estromais gastrointestinais (GISTs) são patologias raras, representando menos de 0,2% de todos os tumores gastrointestinais e apenas 0,04% das neoplasias malignas do intestino delgado. Ocorrem predominantemente em pacientes do sexo masculino, principalmente entre 50 e 70 anos. O estômago (40-60%) e o intestino delgado (20%) são os locais mais comuns. Eles são tipicamente assintomáticos, mas podem se manifestar com sintomas gastrointestinais inespecíficos, sangramento e obstrução intestinal. Intussuscepção e obstrução raramente são causadas por GISTs devido à sua tendência a crescer de maneira extraluminal.

Relato de Caso

Os autores relatam o caso de uma paciente de 40 anos de idade, sexo feminino, com um quadro inespecífico de náuseas e vômitos intermitentes durante 6 meses, com parada súbita da eliminação de flatos e fezes, sem queixas de sangramento gastrointestinal. O exame físico apresentava discreta distensão abdominal, sem massas palpáveis e sem alterações ao toque retal. Mesmo tendo realizado uma Tomografia Computadorizada (TC) com laudo normal há 3 meses, optou-se por repetir o exame, que evidenciou uma imagem “em alvo” em topografia jejunal, sugestiva de intussuscepção. Optado pela realização de laparotomia exploradora, na qual se identificou uma lesão tumoral como “cabeça de invaginação”, já metastática para outro segmento entérico. Após a redução da extensa invaginação, foi realizada a ressecção dos segmentos acometidos. O exame histológico confirmou o GIST e a paciente foi encaminhada para seguimento com o serviço de Oncologia Clínica. Durante análise retrospectiva do caso, observou-se que a TC inicial, embora em menor proporção, já evidenciava a intussuscepção.

Discussão

A raridade do GIST, combinada com a apresentação inespecífica, frequentemente gera diagnósticos tardios. Neste relato de caso os autores enfatizam uma forma rara de apresentação do GIST do intestino delgado, com intussuscepção transitória, que culminou em obstrução intestinal total. Mesmo a paciente sendo jovem e do sexo feminino, fora do padrão epidemiológico da doença, apresentou-se com lesão já metastática no momento do diagnóstico. Os médicos devem considerar esse diagnóstico sempre que lidarem com intussuscepção, visando fornecer diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Palavras Chave

GIST
Intussuscepção

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA - São Paulo - Brasil

Autores

Matheus Naves Rosa, Marco Aurélio Kenichi Yamaji, Carolina Folini , Stephanie Callegari Zaghini, Beatriz De Giacomo, Pedro Gatto Ravaneli, Miguel Josué Pitta Rodrigues Ferreira De Moraes, Leonardo Akira Pineze