Dados do Trabalho


Título

CISTITE ENFISEMATOSA: UMA CAUSA INCOMUM DE ABDOME AGUDO

Introdução

A cistite enfisematosa é uma manifestação rara, porém grave, de infecção do trato urinário. É causada por fungos e bactérias produtores de gás, como Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae e Candida albicans. Pode manifestar-se com sintomas urinários irritativos, desconforto abdominal, febre e pneumatúria; porém, em geral, a clínica é escassa. É mais prevalente em pacientes do sexo feminino, imunodeficientes, diabéticos, transplantados e nos indivíduos com bexiga neurogênica. O diagnóstico é feito com exames de imagem, com destaque para a tomografia computadorizada. Requer tratamento agressivo, com antibioticoterapia parenteral e drenagem da bexiga. Descrevemos um caso com manifestações clínicas, radiológicas e achados cirúrgicos de cistite enfisematosa.

Relato de Caso

Paciente de 84 anos, sexo feminino, hipertensa e diabética, deu entrada com queixa de urina escura havia 2 dias. Atendida pela Clínica Médica, que prescreveu ciprofloxacino por 7 dias para tratamento de cistite. Porém, paciente retornou referindo clareamento transitório da urina, a qual voltou a adquirir tom escurecido após a antibioticoterapia. Além disso, a paciente se queixava de febre e adinamia. Ao exame físico estava confusa, hipotensa, taquicárdica e descorada, com abdome apresentando sinais de peritonite. Feita a hipótese de abdome agudo inflamatório com sepse, a paciente foi monitorizada em sala de emergência para estabilização clínica. Ultrassonografia à beira do leito demonstrou presença de gás intravesical. Em tomografia computadorizada, foi evidenciada coleção intraperitoneal e provável fístula vesicoenteral. Indicada laparotomia a partir dos achados de história, exame físico e exames complementares. Encontrado líquido intraperitoneal turvo, bloqueio de alça em porção de íleo terminal com fundo da bexiga. À exploração da bexiga, verificou-se que a porção da cúpula que estava bloqueada pelo intestino apresentava adelgaçamento irregular da parede, indicando risco iminente de rotura ou rotura antiga em resolução. Pela presença de líquido na cavidade, não foi possível descartar uma perfuração puntiforme. Portanto, optou-se por realizar a rafia da região mais comprometida pelo processo inflamatório, associada à limpeza e drenagem da cavidade abdominal. Cultura de líquido de cavidade pélvica com crescimento de C. albicans, uroculturas com positividade para Pseudomonas aeruginosa, C. albicans e E. coli. Foram introduzidos ceftriaxone, metronidazol e fluconazol e a paciente teve alta no 8° dia com antibióticos.

Discussão

A cistite enfisematosa é uma entidade incomum no contexto de abdome agudo inflamatório. Possui quadro clínico inespecífico e necessita de alta suspeição nos pacientes que apresentam fatores de risco. Pode evoluir com necrose transmural e perfuração de bexiga, resultando em abdome agudo com necessidade de abordagem cirúrgica, como no caso relatado.

Palavras Chave

Dor abdominal, abdome agudo, infecção do trato urinário

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

Disciplina de Gastroenterologia Cirúrgica - Escola Paulista de Medicina - UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

José Victor Dos Passos Pinotti, Sahna Wilbonh De Barros, Diego Adão Fanti Silva, Martin Castiglia, David Carlos Shigueoka, Ramiro Colleoni