Dados do Trabalho


Título

OBSTRUÇAO RETAL SECUNDARIA AO CARCINOMA DE PROSTATA

Introdução

O carcinoma da próstata é uma doença frequente em idosos. A próstata está localizada na pelve, sob a bexiga urinária e em frente ao reto. Em casos avançados e raros pode invadir o reto, simulando um carcinoma primário deste órgão.

Relato de Caso

J.D., masculino, 68 anos, natural de SP. Nega doenças de base, cirurgias prévias e uso de medicações. Procura emergência por hematúria e jato urinário fraco, perda de 12kg em 20 dias e dificuldade para eliminar fezes há 10 dias. USG transretal com peso prostático de 93,4g, resíduo pós-miccional de 40ml e protusão intraprostática vesical de 1,3cm. Colonoscopia mostrou abaulamento retal com mucosa normal. RX de abdome descartou sinais de obstrução intestinal alta e o exame de toque retal foi realizado com dificuldade, com ausência de fezes em ampola retal. Exames laboratoriais: creatinina 1,2mg/dL, ureia 71mg/dL, PSA Total 1400ng/mL (PSA Total Pregresso: 151ng/mL), PSA livre >30 ng/mL e CEA 3,5ng/mL. TC de crânio, tórax, abdome e pelve evidenciou sinais de metástase óssea e hepática. Biópsia prostática revelou adenocarcinoma Gleason 8 (4+4). Evolui com distensão abdominal associado a diarréia, com passagem de sonda nasogástrica e novo RX de abdome com sinais de obstrução. Nova TC de abdome e pelve mostrou espessamento concêntrico do reto e sigmóide, associado à aumento de linfonodos adjacentes e obliteração da gorduras periretal, compatíveis com processo neoplásico. Foi realizado transversostomia em alça.

Discussão

Devido à sua localização, o câncer de próstata pode invadir os órgãos próximos. O envolvimento retal é raro e ocorre em cerca de 1,5% a 11% dos pacientes. Há três formas para a invasão de parede retal: direta, através fáscia de Denonvilliers, metástases linfáticas, ou migração de células neoplásicas através de biópsia de agulha. Esta invasão dificulta a diferenciação com carcinoma retal primário. O tratamento para carcinoma retal primário é a ressecção cirúrgica e o tratamento para neoplasia prostática avançada é a terapia hormonal, quimioterapia e radioterapia, logo, torna-se fundamental a identificação correta da patologia. O carcinoma da próstata que se apresenta com envolvimento retal representa um estágio avançado de uma forma altamente invasiva da doença. O diagnóstico diferencial com um tumor retal é difícil clinicamente, mas o uso de métodos de imagem, como a colonoscopia e tomografia de pelve devem fornecer o diagnóstico correto na maioria dos casos.

Palavras Chave

Neoplasia de próstata, Neoplasia retal, Screening, Evolução Clínica, Próstata, Reto.

Área

UROLOGIA

Instituições

Universidade Municipal de São Caetano do Sul - São Paulo - Brasil

Autores

Soraia Damião, Gabriele Ferreira, Gabriele de Melo, Monique Zanin, Daniele Alves