Dados do Trabalho


Título

GIST EM OBESO + GASTRECTOMIA VERTICAL

Introdução

Os tumores estromais do trato gastrointestinal (GIST) representam 1% de todos os tumores gastrointestinais e geralmente são encontrados no estômago (60%). Seu tratamento consiste na ressecção com margens livres e , em alguns casos, a gastrectomia vertical "sleeve" (muito difundida para o tratamento cirúrgico da obesidade) pode ser uma opção terapêutica, associada ou não à complementação com quimioterapia a depender das características histopatológicas.

Relato de Caso

Paciente, feminina, 78 anos que vem com dor abdominal intermitente em faixa no andar superior do abdome há um ano, associada a náuseas e vômitos. À investigação diagnóstica fez tomografia que evidenciou uma formação expansiva sólido-cística exofítica no fundo gástrico, medindo cerca de 8.3 x 7.8 x 6.2 cm,sugestiva de um GIST. Como antecedentes pessoais, a paciente apresentava hipertensão arterial controlada e uma falha no tratamento clínico da obesidade, com IMC de 39.8 kg/m² (102 kg, 1.60 m). Foi realizada uma gastrectomia vertical videolaparoscopica com ressecção do tumor com margens livres e realização de cirurgia bariátrica no mesmo ato cirúrgico. No retorno de uma semana a paciente vinha sem queixas ou sintomas e apresentava uma perda ponderal de 5,7 kg 11 dias após a cirurgia.

Discussão

A ressecção com margens livres em GISTs de fundo gástrico pode ser alcançada com a realização de gastrectomia vertical e, ao mesmo tempo, se fazer o tratamento cirúrgico da obesidade, em casos selecionados.

Palavras Chave

gastrectomia vertical
tumor estromal gastrico
GIST
cirurgia bariátrica

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE

Instituições

santa casa sp - São Paulo - Brasil

Autores

luis henrique borborema, wilson rodrigues freitas jr, carlos alberto malheiros, osvaldo antonio prado castro, elias jirjoss ilias, luiz vicente berti, paulo kassab