Dados do Trabalho


Título

PROTOCOLO DEFENSIVO E ELETIVO EM PACIENTE COM RIM UNICO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Introdução

Em 2004, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente. Eles estabeleceram como um dos desafios globais o foco na melhoria da segurança no ambiente cirúrgico, com o objetivo de aumentar os padrões de qualidade e segurança dos cuidados nos centros cirúrgicos. O principal objetivo é a adoção, pelos hospitais, de uma lista padronizada e elaborada por especialistas, para auxiliar as equipes cirúrgicas na redução de erros e danos ao paciente.

Relato de Caso

Paciente do sexo masculino, 58 anos, em tratamento oncológico e com diagnóstico prévio de rim único à esquerdo. A tomografia computadorizada com dupla energia de abdome e pelve demonstrou cálculo renal de 1,9 cm localizado pólo renal inferior, com 400 UH de densidade. Foi necessário tratamento devido ao risco de uropatia obstrutiva, uma vez que o cálculo aumentou progressivamete em razão do adiamento do tratamento eletivo, com inicio de relato de sintomas irritativos do trato urinário inferior pelo paciente. Foi realizada Tomografia Computadorizada do Sistema Ureteropielocalicial com Reconstrução 3d para verificar o ângulo infundibulopélvico (IPA) favorável para se aproximar do cálculo através da Uretero-Nefrolitotripsia Flexível com Laser. A análise subsequente do cálculo urinário demonstrou ser composto de oxalato de cálcio na presença de urato.

Discussão

Durante a atual pandemia de SARS-CoV-2, a prática cirúrgica foi diretamente afetada pela interrupção dos procedimentos eletivos e pela priorização de cirurgias de urgência e emergência, sendo os desafios globais em segurança cirúrgica redobrados e reorganizados. Entretanto, as pessoas continuam vivenciando doenças não ligadas à COVID-19. Para manter o controle da transmissão do Sars-CoV-2 no Hospital Santa Virginia (SP, Brasil), o protocolo de triagem foi aplicado ao paciente no pré-operatório, por meio do teste Covid-19 RT-PCR e tomografia computadoriza de tórax. A Nefrolitotomia Percutânea (NLPC) foi excluída pelo fato de o paciente possuir rim único, de forma a cursar com menor exposição do parênquima renal e por necessitar de tempo prolongado de internação. Assim, optou-se pela escolha da Uretero - Nefrolitotripsia Flexível com Laser. Observa-se que a pandemia COVID-19 está forçando mudanças permanentes nos protocolos médicos e hospitalares em todo o mundo. Desta forma, deve-se aumentar o nível de medidas de conscientização e proteção para o risco de exposição ocupacional em cirurgias eletivas, bem como optar por procedimentos que reduzam a permanência hospitalar do paciente.

Palavras Chave

Protocolos; Procedimentos Cirúrgicos Eletivos; Coronavirus; Pandemia

Área

UROLOGIA

Instituições

Universidade Municipal de São Caetano do Sul - São Paulo - Brasil

Autores

Soraia Damião, Enrico Andrade, Saulo Miranda, Mauro Oliveira, Márcia Marotto, Simone Quaglia, Gustavo Alarcon