Dados do Trabalho


Título

CANCER DE COLON ESQUERDO EM JOVEM: RELATO DE CASO

Introdução

Câncer colorretal refere-se a tumores do reto ou intestino grosso, incluindo apêndice, que surgem da mucosa colorretal. A incidência desse câncer aumenta após os 50 anos e o diagnóstico ocorre por volta dos 70; estudos exibem aumento da incidência global do câncer colorretal de início precoce em 2,8-36,5% nas últimas décadas². No relato seguinte, vê-se jovem sem antecedente familiar prévio de neoplasia.

Relato de Caso

Mulher, 26 anos, veio ao pronto socorro do HSP por dor abdominal há 5 dias. Dor difusa, em cólica, progressiva e pior à esquerda, acompanhada de parada na eliminação de fezes e gases no período. Ao exame físico, abdome distendido e doloroso à palpação difusa com irritação peritoneal, cicatrizes de abdominoplastia prévia. TC de abdome revelou formação expansiva com realce periférico e aparente invasão do m. psoas esquerdo, associada a colabamento de alças intestinais, transição brusca de calibre entre colos descendente e sigmoide, dilatação de alças de colo e íleo e moderada quantidade de líquido livre na cavidade.
Realizada laparotomia exploradora seguida de apendicectomia tática para aspirar conteúdo alimentar e colectomia esquerda à Hartmann.
Paciente com ótima evolução, recebeu alta após 5 dias, com colostomia funcionante e sem queixas. Anatomopatológico evidenciou adenocarcinoma de colo esquerdo (pT3N1M0) e tumor carcinoide de apêndice cecal. Paciente encaminhada à oncologia para quimioterapia adjuvante.

Discussão

Câncer colorretal em geral se forma a partir de pólipos adenomatosos que sofrem alterações displásicas. Sabe-se que hábitos sedentários, tabagismo, consumo alto de calorias, carnes vermelhas e processadas, menor ingesta diária de fibras, cálcio, verduras e frutas são fatores de risco para esta doença, principalmente à esquerda²,⁶. Cerca de 6% dos casos surgem em síndromes herdadas (Câncer Colorretal Hereditário sem Polipose e Polipose Adenomatosa Familiar)⁴.
A incidência de câncer colorretal na faixa etária abaixo dos 50 anos cresceu depressa nos últimos 20 anos⁵, não associada ao câncer colorretal hereditário².
O carcinoma colorretal síncrono é raro, definido como mais de um câncer primário em um paciente durante aparição inicial, prevalente em 1,1-8,1% casos de câncer colorretal⁷. O anatomopatológico da paciente identificou um tumor carcinoide inicial de apêndice, neoplasia primária rara, confirmada em apenas 0.9-1.4% das apendicectomias realizadas por apendicite aguda⁸,⁹.
A malignidade apendicular mais comum é o tumor carcinoide, 60% dos tumores apendiculares¹⁰. A faixa etária predominante é de 60 e 70 anos e, no geral, é mais frequente em mulheres¹⁰,¹¹.
A colonoscopia é o exame recomendado para suspeita de câncer de cólon¹. Logo, este caso ilustra a apresentação desta patologia em jovens de forma sintomática e agressiva, podendo tender a um pior prognóstico, enfatizando a necessidade em democratizar o acesso à informação e de rastreio precoce, indicado hoje aos 50 anos.

Palavras Chave

Adenocarcinoma de cólon esquerdo, tumor síncrono, sigmóide

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Giovanna Corrêa Moura, Alan Brito Botelho, Maíra do Patrocínio Padilha, Lucas Ferreira Bento, Felipe David Mendonça Chaim, Maija Fabiana Ramos Pereira, Eduardo Iwanaga Leão