Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS DIGITAIS PARA AMBIENTAR A DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS DE CIRURGIA TORÁCICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Objetivo

A pandemia de COVID-19 afetou diversas instituições de ensino do país, obrigando-as a providenciar um sistema de educação online. Os desafios dessa transição são imensos e fizeram com que as universidades passassem por problemas para promover uma adaptação eficiente. Visando avaliar o ambiente virtual para a discussão de casos clínicos, o objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de uma ferramenta de ensino virtual baseada na discussão de dois casos de Cirurgia Torácica.

Método

A Liga Acadêmica de Cirurgia Torácica da Escola Paulista de Medicina (EPM-UNIFESP) organizou, juntamente a Ligas Acadêmicas da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Metropolitana de Santos e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, uma discussão de casos clínicos ambientada em plataformas digitais. A discussão contou com a presença de duas residentes da Disciplina de Cirurgia Torácica da EPM, na modalidade de apresentadoras, e cirurgiões especialistas em Cirurgia Torácica, na modalidade de debatedores, sendo um deles coordenador das discussões.
A ambientação da discussão no meio virtual foi efetuada com a utilização de duas plataformas digitais, YouTube e StreamYard. Por meio do StreamYard, as apresentadoras e debatedores discutiram as informações apresentadas no caso clínico e, simultaneamente, transmitiram aos espectadores no YouTube. Quanto à participação ativa dos espectadores, foram enviados, através do chat de texto do YouTube, formulários com questões objetivas referentes às possíveis hipóteses diagnósticas, achados de exames e condutas a serem tomadas em relação ao caso apresentado. A quantificação das respostas do público em tempo real, mediante à análise dos formulários, permitiu que a condução da discussão fosse ajustada de acordo com o entendimento do público.

Resultados

Houve, no total, 352 inscritos, sendo 61 alunos da UNIMES, 55 da EPM/UNIFESP, 20 da FCMSCSP e 206 de outras universidades. O curso mais expressivo nas inscrições foi o de Medicina (93%), seguido pela Enfermagem (4%). Dentre aqueles do curso de Medicina, a maioria foi do 3º ano da graduação. Houve também presença internacional com inscritos do Peru, Argentina e Equador. No dia do evento, dos 352 inscritos, compareceram 162. Em relação às questões feitas durante o 1º caso apresentado, houve 84 respostas à primeira pergunta e 47 à última. Em relação às questões do 2º caso, houve 54 respostas à primeira pergunta e 47 à última.

Conclusões

Podemos inferir que as plataformas digitais constituem um potencial aliado para a continuidade das discussões de casos clínicos durante a pandemia de COVID-19 e mesmo quando ela acabar, podendo integrar estudantes de diversas faculdades e mesmo de outros países. O número de respostas reforça a necessidade de disponibilizar métodos interativos que proporcionam um maior engajamento do público. Conclui-se que a promoção de eventos para discussões virtuais de casos clínicos de Cirurgia Torácica e outras especialidades, por diversos serviços, deve ser estimulada.

Palavras Chave

Cirurgia Torácica, Tórax, Educação Médica, Ensino Online, Plataformas Digitais, Cirurgia, Youtube, Pandemia

Área

EDUCAÇÃO MÉDICA

Instituições

Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Lucas de Andrade, Gabriel Sodré Ramalho, Igor Gabriel de Souza Sanchez, Nicolle Siqueira Leme da Silva, André Miotto, Ernesto Evangelista Neto, Denise Maria Fontana, João Aléssio Juliano Perfeito