Dados do Trabalho


Título

LIPOSSARCOMA DO CORDAO ESPERMATICO

Introdução

O lipossarcoma do cordão espermático é uma neoplasia de origem paratesticular. Sua incidência ocorre em homens, principalmente, entre 50 e 60 anos, apresentando-se clinicamente como uma massa em região inguinoescrotal, indolor e de crescimento lento. Em caso de suspeição são necessários exames de imagem e laboratoriais, sendo o diagnóstico confirmado pela histopatologia. O tratamento baseia-se na orquiectomia radical, quando possível, podendo ser indicados RTx ou QTx em alguns casos. Este relato tem como objetivo descrever um caso desta patologia de acometimento raro descrita como lipossarcoma de cordão espermático.

Relato de Caso

A.S.B., 66 anos, masculino, HIV positivo, diagnosticado com neoplasia de próstata de risco intermediário, tratado com RTx mais bloqueio hormonal por dois anos, com término há 1 mês. PSA atual 0,14. Relata aumento de hemibolsa testicular direita, de início há 18 meses, de crescimento lento e progressivo, sendo diagnosticado previamente por hidrocele. Ao exame físico apresentava massa volumosa em bolsa escrotal direita, estendendo-se para região inguinoescrotal ipsilateral, endurecida, móvel e indolor, sem demais comemorativos. Para investigação foi solicitado USG que evidenciava massa em região paratesticular com espessamento de cordão espermático. Foi complementado com RNM de bolsa testicular, caracterizando lesão expansiva de predomínio lipomatoso e heterogêneo comprometendo o funículo espermático direito. Realizado estadiamento com TC de tórax, abdome e pelve, e marcadores tumorais (LDH, alfafetoproteina e beta-HCG), os quais, apresentavam-se dentro da normalidade. Na suspeita de tumor paratesticular, foi realizada a orquiectomia radical direita com avaliação histopatológica apresentando-se como lipossarcoma de cordão espermático de baixo grau, com margens negativas.

Discussão

O lipossarcoma de cordão espermático pode ser formado no epidídimo, cordão espermático, túnica testicular ou retroperitônio. É uma massa inguinoescrotal, indolor e de crescimento lento, semelhante a lipoma, hidrocele, varicocele e tumores. Sugerem malignidade crescimento rápido, grande volume e sintomas. Na investigação podem ser solicitados alfafetoproteina, LDH, beta-HCG e exames de imagem para diferenciar de outras lesões. A USG determina a localização paratesticular e suas características. Definem melhor a lesão TC e RNM, ela apresenta densidade semelhante ao tecido gorduroso subcutâneo e também se avaliam outras características. O diagnóstico é definido com histopatologia intra, pós-operatória ou biópsia. A abordagem cirúrgica é a orquiectomia radical. Não é consenso a importância da distância da margem cirúrgica e normalmente, não é indicado a linfadenectomia, exceto, se tumor retroperitoneal. A recidiva local é importante e seu risco pode ser indicação de RTx ou QTx. É importante ressaltar que seu diagnóstico é feito por exclusão, e seu tratamento deve ser através de cirurgia, por vezes associada a QTx ou RTx.

Palavras Chave

Lipossarcoma de cordão espermático; Neoplasia; Orquiectomia.

Área

UROLOGIA

Instituições

Faculdade de Medicina de Campos - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Luiz Felipe Martins Cruz, Mateus Santos Matos, Leandro Santos Mozeli, Luis Filipe Amitti Alvarez, Ibrahim Khalil Khenaifes Neto, Henrique Santos Fernandes, Gustavo Barbosa de Souza Araujo, Gilberto Rangel de Souza Oliveira