Dados do Trabalho


Título

USO DO INSTAGRAM COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM CIRURGIA TORÁCICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Objetivo

As redes sociais entram cada vez mais precocemente no cotidiano dos estudantes, tornando-se uma realidade praticamente imutável. Apesar da principal função das redes sociais ser o entretenimento, elas podem também se tornar uma importante ferramenta de aprendizado. Com base nessa premissa, o presente trabalho possui o objetivo de descrever a utilização do Instagram, rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos, na propagação de conhecimentos teóricos da disciplina de Cirurgia Torácica durante a pandemia de COVID-19.

Método

Através de um perfil no Instagram, a Liga Acadêmica de Cirurgia Torácica da EPM-UNIFESP (LACT-EPM) produziu publicações relacionadas ao campo de estudo das enfermidades do tórax e do sistema respiratório. As publicações apresentaram imagens radiográficas, desenhos explicativos e textos que abordaram doenças, detalhando descrições, agentes etiológicos, critérios diagnósticos, achados em exames e linhas terapêuticas. Além destas, foram divulgadas informações acerca de procedimentos e tratamentos que ganharam destaque no cenário da pandemia de COVID-19, como o uso da ventilação mecânica e da oximetria de pulso. Ao final de um intervalo de postagens, a LACT-EPM publicou diariamente, por cinco dias consecutivos, perguntas referentes aos temas abordados, a fim de avaliar quantitativamente o impacto educativo da disseminação de informações em saúde para a comunidade. O processo de publicação de informações seguido da aplicação de questionários foi executado duas vezes, em um intervalo de 84 dias, com a latência de 42 dias entre o encerramento de cada um dos questionários aplicados.

Resultados

Ao longo de um intervalo de 76 dias entre a primeira e a última publicação produzida, o número total de visualizações alcançadas pelas 9 publicações foi de 2.386, sendo observado um crescimento de 47,67% no número de visualizações da primeira à última publicação. No que diz respeito aos questionários aplicados, a análise da razão entre o número de respostas corretas e o número total de respostas, discriminada para cada um dos temas abordados, trouxe o seguinte resultado: Tromboembolismo pulmonar (50%); Traqueostomia (42%); Estenoses Traqueais (83%); Anatomia do Sistema Respiratório (58%); Ventilação mecânica (23%); Doenças Obstrutivas e Infecções (92%); Pneumotórax (76%); Oximetria de pulso (37%); Neoplasias do mediastino (65%). O percentual médio de acertos para as questões aplicadas foi de 58,44%. Analisando a razão entre o número de respostas coletadas e o total de perfis alcançados pelas publicações, foi obtida uma taxa de engajamento de 26%.

Conclusões

A partir dos resultados obtidos, foi possível observar um crescente interesse dos estudantes em assuntos relacionados à Cirurgia Torácica durante a pandemia. Em relação às respostas dos questionários, obtivemos um percentual de acerto relevante, mostrando que o ambiente das redes sociais, mesmo sendo muito associado ao entretenimento, pode também servir como meio de construção de conhecimento.

Palavras Chave

Instagram, Educação Médica, Ensino Online, Cirurgia Torácica, Inovação, Interação

Área

EDUCAÇÃO MÉDICA

Instituições

Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Igor Gabriel de Souza Sanchez, Lucas de Andrade, Gabriel Sodré Ramalho, Nicolle Siqueira Leme da Silva, André Miotto, Ernesto Evangelista Neto, Jonice Blasioli Costa, João Aléssio Juliano Perfeito